PodTrampo aborda qualificação de talentos da economia criativa
Com o tema ‘Programa de Qualificação de Talentos da Economia Criativa’, o PodTrampo, podcast da Fundação Escola TVTEC, recebeu nesta terça-feira (14) a consultora de imagem Ariane Braga e a advogada previdenciária Vanessa Harada. Sob a comando da jornalista Tayana Konrath, as profissionais destacaram a importância da qualificação de talentos diante do mercado: ambas fizeram parte do time de professores que deram instruções aos talentos criativos que estarão na segunda edição da Mostra Galpão Criativo.
Durante o bate-papo, a consultora de moda e personal stylist Ariane Braga deu dicas de como as pessoas devem se portar quando o assunto é vestimenta e como se comunicar por meio da imagem. “Nossa imagem é boa parte da comunicação. As pessoas formam uma opinião por meio da imagem, por isso ajudo minhas clientes a adequar a imagem porque faz muita diferença o dia a dia profissional”, explicou.
Ariane fez questão de enfatizar que a imagem é sempre uma marca, em especial quando se trata do proprietário de um negócio. Primeiro as pessoas acreditam em você e depois em um produto. A imagem faz a diferença na hora de uma negociação, mas quando a imagem da pessoa não está aliada, tudo fica mais difÃcil. “Não existe certo ou errado na moda, mas sim situações para cada objetivo. Algumas cores são importantes em determinadas ocasiões, mas é a partir do objetivo de cada uma que montamos a proposta”, orientou.
O home office fez com que as pessoas se preocupassem mais com a imagem, especialmente por conta das lives. “As pessoas entenderam que a imagem ajuda a vender.”
Direitos com o MEI
Vanessa Harada lembrou que os profissionais liberais com regulamentação, como médicos, advogados e fisioterapeutas não podem ter MEIs. Já os autônomos, aquelas atividades do comércio, indústria e que agem de forma livre, podem ter MEI, o que ajuda na autonomia financeira do profissional. “As pessoas precisam se regulamentar para ter garantias beneficiárias. Pode ter inclusive benefÃcios com empréstimos”, disse a advogada.
Vanessa lembrou que mesmo sendo um pequeno negócio, as notas fiscais fazem toda a diferença, em especial em compra de mercadorias e matéria-prima. “Quando a pessoas sai do amadorismo, isto te empodera. Facilita nos contratos, em especial no poder público, abre portas para eventos, enfim, há facilidade neste processo.”
O podcast completo pode ser conferida no Facebook e YouTube da TVTEC JundiaÃ.
(Fonte/Imagens: TVTEC JundiaÃ)