Bom Motorista inicia ciclo de atendimentos, em 2023, com terapia nutricional
Alimentação saudável, palestra, coleta de informações e avaliação antropométrica – medida de dimensões físicas que incluem peso, altura, circunferência abdominal, índice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura. São ações desenvolvidas neste mês, quando teve início o ciclo de atendimentos, em 2023, do Programa Bom Motorista desenvolvido pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), com o tema terapia nutricional.
Destinado aos motoristas de ônibus do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) de Jundiaí, a expectativa é atender cerca de 400 pessoas, e apesar de a participação ser opcional, é importante a adesão de todos.
Motorista de ônibus há cinco anos, sendo que há um ano, atuando na empresa que opera o SITU, Gerlane Maria José da Silva diz que participou de praticamente todas as edições. “Sempre que consigo, eu assisto as palestras e participo das demais atividades. Cada vez mais a gente consegue tirar mais dúvidas. Esse programa é um incentivo para a gente. Recebi várias orientações e sigo direitinho”, comenta.
“Nos preocupamos com a saúde dos motoristas, e com essa ação atuamos para minimizar as dificuldades do dia a dia, com melhores condições para promover bem-estar, o que reflete também na qualidade dos serviços prestados à população”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte Aloysio Queiroz.
Todos os sete terminais receberão as ações de terapia nutricional, que já foram desenvolvidas nos terminais Hortolândia e Cecap, na quinta (16) e sexta-feira (17). A coordenadora do Bom Motorista, nutricionista Tânia Cristina Pires Bueno, explica que além da palestra e questionário, será elaborada uma dieta para cada participante, seguida de acompanhamento. “Com a rotina cada vez mais agitada, o programa Bom Motorista tem o objetivo de incentivar para que eles cuidem da saúde. É um trabalho que desenvolvemos com muita dedicação, e oferecemos temas e atividades diversas.”
Nesta edição, o brinde é uma embalagem com uva passa, já que o alimento serve como energético natural, trazendo benefícios, como estímulo à energia, fortalecimento imunológico, controle de peso, além de regular o funcionamento do intestino, entre outros.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)