Jundiaiense Alexandre da Silva é o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Este ano, foi nomeado secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o jundiaiense Alexandre da Silva.
O novo gestor é doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Também é mestre em Reabilitação e especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na vida acadêmica, é professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
Silva também é membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), membro do Centro Internacional de Longevidade – Brasil (ILC – Brasil) e é colunista do UOL – Longevidade, trazendo reflexões e análises sobre o envelhecimento e pessoas idosas.
Em matéria publicada no portal Gov.br, do Governo Federal, o secretário reforçou a importância do respeito. “A Secretaria pode ajudar a criar condições para que possamos respeitar a forma pela qual cada pessoa quer envelhecer. Envelhecer é sinal de que as políticas públicas funcionaram. Diferentemente do que ouvimos em anos anteriores, não é ruim envelhecer”, disse.
“Estamos falando de mais de 30 milhões de pessoas que já têm 60 anos ou mais e nós queremos que esse número aumente e que essas pessoas possam viver plenamente exercendo sua autonomia tendo possibilidade de realização”, acrescentou Alexandre da Silva.
(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Clarice Castro – Ascom/MDHC)