Moradores da Vila Progresso acompanham evolução do Centro de Especialidades e PA
A movimentação dos trabalhadores e as mudanças que já podem ser vistas animam os vizinhos do Ambulatório de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento Vila Progresso. Sob o olhar dos moradores, avançam as obras do equipamento que recebe investimento de mais de R$ 14,2 milhões da Prefeitura de Jundiaí.
“A movimentação está intensa, o que me deixa muito feliz. É uma obra importante para a nossa região e também vai auxiliar a desafogar o nosso Hospital São Vicente”, comenta a manicure Gersomina Sanches. “Fico satisfeita em ver os trabalhadores, o material chegando e ouvir o barulho dos equipamentos. A obra está seguindo. Teremos atendimento próximo”, comemora a costureira Edna Vianna.
No andar térreo do prédio será ofertada assistência de urgência em clínica médica e pediatria, procedimentos, exames e observação. Em uma área de 961 metros quadrados, estão em construção quatro consultórios médicos, sala de observação com sete leitos adultos, uma sala de observação com três leitos/poltrona infantil, uma sala de urgência/emergência com dois leitos, uma sala de isolamento com um leito, uma sala para curativo/sutura, além de salas de espera, triagem, coleta de exames, elucidação diagnóstica (raio-x, ultrassom, eletrocardiograma), entre outras.
Já nos dois andares superiores funcionarão o Centro de Especialidades Médicas e Diagnósticos, voltado à assistência com consultas de especialidades médicas, exames, terapias, procedimentos e pequenas cirurgias no mesmo local. A estrutura terá 2,4 mil metros quadrados.
“O ambulatório será um diferencial do Município, com modelo semelhante ao AME, sendo cerca de 35 especialidades e a realização de pequenos procedimentos. Além disso, o equipamento vai garantir atendimento de urgência e emergência para a região Sul. A saúde é a nossa prioridade e Jundiaí segue focada em ofertar serviços humanizados e de qualidade para a população”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
O gestor de Promoção da Saude, Tiago Texera, lembra que, com o equipamento da Vila Progresso e a Clínica da Família e PA da Ponte São João, também em construção, Jundiaí passará a ter grandes estruturas para atendimento nas quatro regionais da cidade.
“As Clínicas da Família e PAs do Novo Horizonte e da Vila Hortolândia, juntamente com os dois complexos em construção, ampliam a oferta de serviços na cidade e ações com vistas na promoção da saúde da população e trazem resolutividade. Temos um projeto de saúde que é pensado para décadas”, salienta o gestor.
A obra do Ambulatório e PA tem previsão de ser concluída em julho de 2024. O equipamento receberá o nome da moradora do bairro, Lúcia Kachan.
Região
Além do novo prédio da saúde, a região Sul recebe a sede da Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e obras de infraestrutura viária no Complexo Samuel Martins, totalizando investimentos que ultrapassam os R$ 50 milhões.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí