De olho no futuro, novos servidores fazem a adesão à Previdência Complementar
A última Reforma da Previdência trouxe diversas mudanças às regras aplicadas para as aposentadorias e pensões em todo o Brasil. Além de novidades que impactam no tempo para aposentadoria e cálculos, a emenda constitucional 103, de 2019, também trouxe a obrigatoriedade da instituição do Regime de Previdência Complementar para os municípios que possuem o Regime de Próprio de Previdência Social (RPPS).
Em Jundiaí não foi diferente e, com a publicação da portaria PREVIC 1.255, de 08 de dezembro de 2022, foi aprovado o Convênio de Adesão celebrado pelo Município de Jundiaí com o Plano de Benefícios BBPREV Brasil, do Banco do Brasil.
Os servidores que ganham acima do teto do RGPS (R$ 7.507,49-ano base 2023) e que ingressaram no serviço público a partir deste ano tiveram a adesão automática ao plano, com a alíquota máxima é de 8,5% com contribuição paritária da Prefeitura, Câmara ou autarquia contratante. “É a oportunidade de manter o equilíbrio da renda na aposentadoria”, explica a gestora adjunta de gestão de pessoas, Rosemary Ghiraldi Simionato.
De olho no futuro, a servidora Ana Beatriz Stocco Padilha, do Departamento de Nutrição da Unidade de Gestão de Educação, aderiu ao plano de Previdência Complementar; “Acredito que atualmente não fará tanta diferença no meu salário. Já no futuro, visando a aposentadoria, será muito bom para a complementação salarial”, comentou.
Assim como ela, Mariana Nascimento Cesário Teixeira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, também fez a adesão. “Quando entendi como de fato funcionava, resolvi aderir, pois não irá impactar meu orçamento atual. A longo prazo, essa contribuição será muito importante no meu futuro. Irá me ajudar durante a aposentadoria.”
Mais – Rosemary lembra que é possível efetuar o cancelamento da inscrição ou alteração da alíquota em até 90 dias. “Dessa forma, o valor será restituído caso tenha ocorrido a retenção na folha antes do pedido de cancelamento do plano, a devolução pela BB Previdência ocorrerá no prazo de 60 dias.”
Os servidores nomeados antes da aprovação do Regime de Previdência Complementar (08/12/2022), e que tenham sua remuneração acima do teto, poderão migrar para o RPC se assim desejarem, mas para isso, será necessário aguardar até 08 de dezembro de 2024 para solicitação.
Para saber mais sobre a Previdência Complementar: https://jundiai.sp.gov.br/previdencia-servidores/regime-de-previdencia-complementar/
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)