Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

PodTrampo traz empreendedoras que participaram do Galpão Criativo

Publicada em 28/02/2023 às 12:33

O PodTrampo, podcast da Fundação Escola TVTEC, recebeu nesta terça-feira (28) as empreendedoras Marinilce Gomes, da Sálvia Rainha, e Regina Lazarini, da Aromas by Regina Lazarini, para um bate-papo sobre empreendedorismo. Além de contar suas experiências na área do ‘fazer com as mãos’, as participantes do segundo Galpão Criativo mostraram que é possível empreender com qualidade, mas valorizando o produto e isto significa preço justo.

Com foco no crochê contemporâneo, mas utilizando diferentes materiais, como fios de cobre, sobras de mangueiras e fios elétricos, a professora aposentada Marinilce Gomes, conta que começou a intensificar seu trabalho em 2020, mas sempre teve esta veia de fazer o diferente. Como o crochê sempre fez parte de sua vida, a professora de artes começou a vender seus produtos. Entendeu que empreender é diferente de vender e precisava de mais, aliás, muito mais.”

A professora confessa que já fez várias cursos na TVTEC o que abriu ‘portas’ para que ela pudesse ampliar seus conhecimentos e mostrar seu trabalho. “Recebi o convite para participar da mostra e queria mostrar por aqui, quer dizer, mostrar o produto local, incentivar o trabalho do pequeno. É interessante estimular consumo local, mesmo pequeno é interessante estimular este trabalho”, reforçando sobre seu trabalho de customização de roupas e acessórios.

Atenção e entrega devem ser prioritárias também dentro do trabalho artesanal. “Precisamos de atenção para executar e não posso ficar pensando em outras coisas, temos que estar totalmente dedicadas. Tudo que a gente faz vai com aquele produto, por isso procuro toda amorosidade, todo meu carinho. Não faço o possível, faço o melhor porque corre o risco de cair na mediocridade.”

Marinilce Gomes sempre quis fazer o diferente em seus trabalhos e peças

Pela primeira vez no Galpão Criativo, a empresária Regina Lazarini, diz que o trabalho manual sempre fez parte de sua vida. Apesar de ser empresária no setor de moda, inclusive com lojas e artigos para bebê, ela conta que suas primeiras ‘aventuras’ no setor de artesanato, foram com as velas e no setor de sabonetes. “Comecei a fazer algumas peças e as pessoas gostaram muito. Fiz algumas postagens e ai começaram as encomendas. Quando soube do Galpão Criativo pedi para participar e foi muito bom porque é a minha primeira feira e eu amei.”

Cremes, aromatizadores, difusores e creme para as mãos são alguns dos produtos comercializados pela Regina. O cheiro e aromas fazem a diferença quando o assunto é atrair a atenção pelas memórias afetivas. “Já estou trabalhando com uma vela que pode ser utilizada para hidratar o cabelo e unha. Uma linha para o rosto também está sendo estudada. Aliás, uma coisa leva a outra, por isso os cursos e as pesquisas são importantes.”

Regina Lazarini participou pela primeira vez do Galpão Criativo e aprovou o que viu e sentiu

Precificar com qualidade

Independente do trabalho e do produto, é preciso saber qualificar, precificar e aprender a divulgar seu produto. “Independente se é a primeira opção de renda, do trabalho, temos que valorizar nosso trabalho. O galpão me trouxe o brilho dos olhos, nenhuma barreira pode me segurar. Eu estou dentro e estou dentro mesmo. Quem menos se valoriza é o próprio artesão”, lamenta Marinilce.

Quando se faz os cursos da TVTEC, tudo fica mais fácil, tanto na disposição dos produtos quanto na precificação. “Quando a pessoa veio no primeiro e no segundo, sentiu a diferença. Meu diferencial não pode ser apenas no preço. As pessoas que desejam menor preço é que nunca ‘pexinxam’ em outras coisas’. Eu sei o trabalho que dá, como eu estruturo, eu não quero apenas que comprem meu produto e depois joguem fora. Quero que seja durável, atemporal, que podem seguir uma tendência, mas não são moda ou datadas, mas sim usar o tempo todo.”

Já para Regina, o produto deve ser valorizado. “O preço não é tão fácil de ser colocado, mesmo assim temos que pensar no nosso tempo, trabalho, matéria-prima. O melhor que se pode pagar, a beleza é necessária, mas é preciso ter consciência ambiental com materiais que podem ser reutilizados. Eu busco a melhor qualidade”, diz Regina.

O podcast completo pode ser conferida no Facebook e YouTube da TVTEC Jundiaí.

(Fonte/Imagens: TVTEC Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/02/28/podtrampo-traz-empreendedoras-que-participaram-do-galpao/

Apoio