Live ‘Espaço Cultura’ traz novas propostas formativas virtuais nesta quarta (01)
A Live: “Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente pela Diretoria de Cultura, às quartas-feiras, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega neste dia 1 de março com três novos projetos artísticos contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.
Na oportunidade, serão apresentados projetos de Propostas Formativas Virtuais dos artistas Kleber Barbosa de Moura, Renato Reis Trippe e Mateus Flores.
Segundo o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a proposta das lives é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, não só para divulgar os artistas e suas propostas, mas também promover o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí. “Nesta live, vou abordar os editais do 25º Festival Enredança e do 4º Festival de Curtas-Metragens, os próximos editais a serem publicados e esclarecer dúvidas gerais, incluindo o Cadastro de Artistas e Projetos”, finalizou o diretor.
Os Projetos
Os vídeos dos projetos que serão apresentados essa semana são:
Kleber Barbosa de Moura, “Baque de Guerra – O Toque das Alfaias”- Percussionista, mestre de maracatu e luthier, o artista propõe uma oficina formativa para compartilhar técnicas de como tocar alfaia, utilizando o Baque da Guerra como ritmo de referência. A alfaia é um tambor de madeira com duas peles de couro, afinadas por cordas. Baque de Guerra é um toque utilizado no maracatu e todos os toques da alfaia se baseiam nos toques folclóricos dos atabaques. Além dos toques dos tambores, na oficina o mestre Kleber contextualiza o maracatu com suas histórias e tradições e ao mesmo tempo traça um paralelo com a cultura afro-brasileira no cenário atual, propondo reflexões sobre a negritude no Brasil.
Renato Reis Trippe, “Faça seu Brinquedo” – Buscando auxiliar crianças e adultos no exercício do brincar, o educador propõe uma videoaula, com duração de trinta (30) minutos, onde compartilhará de forma lúdica um pouco dos seus mais de quatorze anos de experiência dentro desse universo. Neste material, serão apresentadas instruções de como fazer os próprios brinquedos, como criar nossos jogos e desenvolver nossas brincadeiras individualmente ou em pequenos grupos. No vídeo, o arte educador apresenta uma ou mais atividades, contendo os materiais necessários para a confecção de cada brinquedo e as instruções para cada jogo ou brincadeira.
Mateus Flores, “Identidade Visual para novos artistas da Música” – Como definir a identidade visual de sua obra? Muitos artistas ainda se questionam e “travam” nessa fase do processo criativo – que é de extrema importância. Esta videoaula busca orientar de maneira prática e didática, artistas musicais que querem se destacar por meio de uma identidade visual concreta e de acordo com as tendências do momento – sem deixar de lado a essência artística.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagens: Divulgação)