Guarda Municipal de Jundiaí participa de capacitação para volta do Programa Ludicidadania
Preparando-se para a volta do Programa Ludicidadania às Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), guardas da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) estiveram esta semana no estúdio da TVTEC para um treinamento sobre redes sociais e programas de edição. A capacitação foi ministrada por servidores da TVTEC, com foco na produção de conteúdos digitais, fotografia e edição de vídeo.
Neste ano, o programa será expandido de 15 para 33 salas de aula, passando para 24 aulas de 50 minutos cada, com início em março e fechamento em novembro, quando acontece a formatura aos participantes. As aulas serão ministradas nas turmas do 4º ano pelos educadores GM Barban e GM Fernando Cavalcante, GM Furtado e GM Galvão, que irão abordar os temas: direitos e deveres das crianças, democracia, educação no trânsito, educação ambiental, segurança, bullying, cyberbullying, comunicação para a paz e inteligência emocional.
A expansão do programa rá incluir as EMEBs Deodato Janski, Ivo de Bona e Flávio Dangieri, chegando a mais de 1 mil estudantes da rede municipal de ensino atendidos. “Realizamos esta capacitação na TVTEC para entender o universo dos alunos e, assim, conseguirmos produzir conteúdos que eles entendam e que estejam inseridos na realidade de cada um”, comenta o GM Douglas Barban.
O Programa Ludicidadania é uma parceria da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), e leva para a sala de aula a discussão sobre seus três eixos: cidadania, viver saudável e comunicação não violenta. No ano passado, cerca de 530 alunos participaram do Programa Ludicidadania nas EMEBs Anna Rita Alves Ludke, Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, Antônio de Pádua Giaretta, Maria Angélica Lorençon, Marly de Marco Mendes Pereira e Pedro Clarismundo Fornari.
“Os temas desenvolvidos no programa são alinhados ao Currículo Jundiaiense. Os guardas estão em constantes formações para trabalharem de acordo com o conceito da Escola Inovadora, usando a escuta ativa e a metodologia do desemparedamento. O uso das tecnologias promoverá uma melhor aprendizagem aos estudantes do Programa Ludicidadania”, comenta Marjorie Samira Ferreira Bolognani, diretora do ensino fundamental.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagem: TVTEC Jundiaí)