Professores da UGE participam de workshop de audiovisual
Um grupo de professores da Unidade de Gestão de Educação (UGE), órgão da Prefeitura de JundiaÃ, participou na nesta terça-feira (7) do Workshop de Audiovisual para Documentação Pedagógica promovida pela Fundação Escola TVTEC JundiaÃ. Ministrada pelo professor da Escola de Inovação, Coisas e Negócios e videomaker Silvio Romão, o encontro proporcionou aos educadores noções básicas de fotografia.
Zoom, corte, distância e enquadramento foram alguns dos itens mencionados durante o workshop que contou com a parte teórica e prática. Para a coordenadora pedagógica do Departamento de Formação da UGE, Cintia Scarone, o encontro é importante para a formação dos professores porque poderão utilizar a fotografia para registrar suas atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula.
“No ano passado, coordenadores e diretores tiveram a oportunidade de participar deste workshop e compartilharam o aprendizado em suas unidades. Este ano os professores foram convidados a ter esta formação que é tão importante para sua vivência”, comenta Cintia.
Com olhos atentos a cada explicação, os professores sanaram suas dúvidas sobre os passos da fotografia, principalmente quando se trata de registrar as atividades dos alunos já que requer rapidez para não perder o movimento da foto. A professora da EMEB Judith Arruda Carreta, Ana Clara Marin Verrone, diz que um portfólio das atividades é montado frequentemente e as fotos fazem parte deste material. “Eu adoro tirar foto, mas claro que algumas técnicas devem ser obedecidas, por isso participar deste encontro nos ajuda a aprimorar nossas técnicas.”
Amante da fotografia, a professora da Emeb Dina Roseti Zandona Cunega, Rita Gislayni Testa Martins, deseja melhorar as técnicas para poder registrar cada momento de suas atividades pedagógicas. “Não adianta apenas sair fotografando. O workshop me ajudou a entender sobre enquadramento.”
Fotografia básica
De forma didática e simplificada, o professor Silvio Romão lembrou que é preciso pensar na foto antes de registrar o momento. Reforçou que não adianta ter um aparelho com vários recursos se não souber utilizar com qualidade. “Os professores não são profissionais de fotografia, mas utilizam no dia a dia, por isso, quando se aprende algumas técnicas, é possÃvel ter confiança em cada foto.”
A previsão é que pelo menos 400 educadores participem dos workshops ao longo do ano. O próximo será realizado nesta quinta-feira (9) com 30 professores.