Terrários e itens de jardinagem chamam atenção no Galpão Criativo
O Galpão Criativo, espaço público e gratuito da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Fundação Escola TVTEC Jundiaí (FTVTEC), reuniu empreendedores de moda, gastronomia, costura criativa, bem-estar e jardinagem. Entre os itens à venda, terrários e cerâmicas chamaram atenção. No último encontro, nos dias 25 e 26 de fevereiro, pelo menos 1 mil pessoas visitaram o espaço anexo à FTVTEC.
A gestora ambiental e artista botânica Elisabete Aparecida Rossi Gervilla, proprietária da Bete Plantas e Artes, vendeu terrários e mini jardins no evento. “Além de eu poder mostrar e falar do meu trabalho, o que me deixou mais feliz foi receber o feedback dos visitantes. Todos admiraram e elogiaram a beleza do que eu faço”, diz.
Ela confessa que os cursos oferecidas pela TVTEC, por meio do Programa de Qualificação de Talentos nas Áreas da Economia Criativa, ajudou na melhoria de suas vendas e no comportamento diante do seu cliente. “Antes do Galpão Criativo, eu tinha dificuldade de me enxergar como empreendedora. Após a qualificação oferecida pela TVTEC, melhorei a apresentação dos meus produtos e adquiri mais confiança para apresentá-los aos clientes. A visibilidade e os elogios ao meu trabalho aumentaram, assim como o número de seguidores”, explica.
Samanta Belloni, proprietária do Ateliê Viver de Flor e Amor, também participou da 2ª mostra no Galpão Criativo e explica que a procura por terrários tem aumentado. “O terrário existe para decorar e tornar os ambientes mais agradáveis, especialmente onde não há espaço para plantas grandes. Por ser um ecossistema que se autossustenta e que não necessita de muitos cuidados, a procura aumentou”, afirma.
“A visibilidade que o Galpão proporciona é enorme. O principal são os contatos que fazemos e os negócios fechados pós-evento, o que tem ajudado muito no meu crescimento como empreendedora”, diz Samanta.
A professora de artes aposentada Conceição Aparecida da Costa, proprietária da Nena do Barro, vendeu artigos e vasos de cerâmica no Galpão Criativo, além de ter feito novas conexões. “Fiz muitos contatos nos dois dias de evento e tive boas vendas. Não recebi encomendas, mas vi muita procura por oficinas de cerâmica, as pessoas têm curiosidade e desejo de aprender sobre essa arte”, afirma.
Conceição explica que participar do Galpão Criativo lhe trouxe uma nova perspectiva sobre seu trabalho. “Antes, não me via como empreendedora, mas com apoio da Prefeitura e da TVTEC percebi que a parceria e qualificação ajudam a criar uma rede de negócios sólida. Mais do que isso, a visibilidade e aprendizagem proporcionadas pelo Galpão permitem um caminho de sucesso para nossos empreendimentos”, diz.
(Fonte/Imagens: TVTEC Jundiaí)