Conceito de costura criativa ganha espaço no Galpão
Iniciativa da Prefeitura de Jundiaí e da Fundação Escola TVTEC, a 2ª edição do Galpão Criativo, realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro, contribuiu para o fomento à economia criativa em Jundiaí. Dando espaço para diversos segmentos, incluindo moda, beleza, bem-estar, o conceito de costura criativa ganhou espaço e deixou artesãs contentes com o resultado.
Com a presença de vários profissionais da área, os visitantes entenderam que a costura, quando utilizada com criatividade e inovação, vira obra de arte. Segundo Viviane Balland, da Afagos da Vica, a costura criativa se destaca por atender as necessidades das pessoas. “Participar novamente do Galpão foi uma experiência enriquecedora. Fiquei muito feliz em mostrar um pouco do meu trabalho e, quem sabe, estimular alguém a também seguir por esse caminho, mesmo que seja como passatempo”.
Acreditando que a costura criativa se destaque pelo conforto e aconchego, Viviane ressalta que levar seus produtos ao público é o que lhe motiva a continuar na área. “Ver que todo o empenho e horas de trabalho fazem os olhos das pessoas brilharem, me faz entender como meu trabalho realmente leva conforto e bem-estar”, diz.
A felicidade em participar do evento também foi relatada por Thayane Beatriz Carboneri, do Ateliê Cantinho da Lola, que oferece bolsas, carteiras e necessaires. “Trabalho com artesanato há nove anos e somente com o Galpão Criativo tive a oportunidade de expor e vender presencialmente. Porém, mais do que as vendas em si, o melhor é poder exibir, apresentá-los para novas pessoas, fazer network e conhecer outras artesãs. Essa troca e visibilidade são, sem dúvidas, o diferencial do projeto, fora o fato de que estamos sendo capacitados para isso”.
Com a confecção de costura para cozinha, Elaine Lazarini, do atêlie Lembranças de Vó, relata que participar do Galpão Criativo serviu de aprendizado e superação. “Além de receber ofertas de parcerias, as vendas foram além da minha expectativa. Acredito que a costura criativa dentro do nicho de cozinha tem um destaque especial, que é o romantismo, a delicadeza e a beleza em uma peça útil e funcional. Participar do Galpão pela primeira vez foi gratificante“.
(Fonte/Imagem: TVTEC Jundiaí)