Complexos Esportivos ganham as cores da Cidade das Crianças
Em mais uma ação do Programa Cidade das Crianças, implantado pelo governo Luiz Fernando Machado, as pinturas do Programa Pé de Infância chegaram a alguns dos Complexos Educacionais Culturais e Esportivos (CECEs) espalhados pelos bairros. A novidade visa atrair ainda mais crianças aos CECEs, que promovem não apenas o lazer, mas a iniciação no esporte através das aulas gratuitas promovidas pelo Departamento de Esporte Educacional e de Participação da UGEL.
A proposta faz com que diversos pontos da cidade recebam intervenções artísticas coloridas e cheias de formas e desenhos, como forma de incentivo não somente à brincadeira, ao cantar e ao contar histórias, mas também à mudança de olhar e perspectivas, por parte dos adultos e do Poder Público em dar ouvidos, voz e vez para as crianças. Jundiaí realiza, entre os dias 18 a 24 de março de 2023, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que irá reunir representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95, das quais o Município é signatário, respectivamente, desde 2018 e 2020. Toda a programação será gratuita.
“A prática esportiva faz parte das iniciativas para o completo desenvolvimento da infância. A Cidade das Crianças tem a atuação conjunto entre as áreas da Educação, Esporte e Cultura para atender as crianças no processo informativo integral, em todas as dimensões do desenvolvimento, como deve ser na prática um governo multiplataforma”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, citando as ações de desemparedamento da infância e os programas Voa pé e Pé de ouvido.
“O objetivo das pinturas é fortalecer a comunicação com os munícipes e mostrar cada vez mais que Jundiaí é a Cidade das Crianças. Os CECEs estão recebendo estruturas de lazer e práticas esportivas que contemplam os conceitos de uma cidade feita para as crianças”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Claudio Tarallo.
A pequena Melissa Gimenez Siqueira, de 5 anos, aprovou as pinturas do CECE Aramis Poli, na Vila Hortolândia. “Gosto muito do parquinho e dos brinquedos, principalmente do labirinto de escalar. Agora vou começar a fazer as aulas de Ginástica Rítmica aqui no ginásio também”, conta.
Também receberam novas pinturas os CECEs Benedito de Lima, José Brenna (Sororoca), Francisco Dal Santo, Mário Milani, Helena Cestari, Vanderlei Sperandio e o Bolão. “A Prefeitura de Jundiaí acredita na potência da criança e na relevância das infâncias para a cidade, e ações como essa valorizam a importância da criança nas políticas públicas propostas pelo governo municipal”, afirma a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.
Pontos de ônibus, paredes de escolas, praças, prédios públicos municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até mesmo a sinalização de trânsito já receberam intervenções da campanha e têm tornado o cotidiano de crianças e adultos mais conscientes em relação à importância de se priorizar a Infância. Agora é a vez dos Complexos Esportivos, que proporcionam lazer, esporte e qualidade de vida para os pequenos.
Atualmente, Jundiaí possui mais de 30 ações voltadas ao tema Cidade das Crianças. Dentre elas destacam-se a criação do CIEMPI- Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias. “Temos também o comitê das crianças e os conselhinhos escolares de onde a grande maioria das ideias e ações surgiram e se tornaram políticas públicas para o município de Jundiaí”, completa a gestora Vastí.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)