Fórum Internacional atrai a atenção de municÃpios brasileiros
A abertura oficial do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, evento promovido pela Prefeitura de JundiaÃ, reuniu representantes de diversos municÃpios brasileiros, entre eles, Ilha Comprida (SP), Osório (RS), Luis Eduardo Magalhães (BA), Pelotas (RS), além de autoridades de Cartagena (Colômbia) e de Portugal. O encontro foi realizado na manhã deste sábado (18) no Teatro Polytheama com a presença de autoridades da Região, como vereadores e prefeitos, além do Senador Marcos Pontes e do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento.
O pedagogo Francesco Tonucci (Frato), fundador da Rede Mundial e Lorena Morachimo, coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças foram presenças ilustres no encontro e lembraram da importância que Jundiaà tem para com a primeira infância. A apresentação do Baby Fusion, dança das mães e bebês, emocionou Frato. “Este é um dos momentos mais lindos que vi por aqui. Estamos apenas começando, mas já me emocionou porque não tem nada mais aconchegante do que ver um bebê no colo da mãe”, disse Frato ao lembrar da importância da proteção já nos primeiros meses de vida.
Durante seu discurso, Frato enfatizou o quanto é importante os investimentos em pontos públicos para o brincar da criança e isto significa olhar as praças com mais atenção. “As cidades com praças e crianças brincando nelas mostra a preocupação na ocupação dos espaços públicos. Isto é investimento. Elas têm o direito de brincar nas ruas.”
Emocionado, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reforçou o quanto a administração pública tem trabalhado para oferecer condições para que as crianças ocupem os espaços públicos. Espaços que são delas por direito. “A missão é oferecer o que elas precisam e fazer parte deste trabalho tem me deixado orgulhoso e satisfeito.”
O prefeito Luiz Fernando Machado reforçou que JundiaÃ, como a quinta maior economia do Estado, tem a obrigação de investir na criança. Seja em médio ou longo prazo, os primeiros passos já foram dados. “Ainda há muitas coisas a serem feitas, mas temos a certeza de que os modelos de polÃticas públicas para a primeira infância já estão sendo aplicadas em todos os setores.”
Troca de experiências
Quem esteve na abertura do Fórum das Infâncias lembrou que a experiência e o aprendizado que serão adquiridos durante o encontro, que prossegue até dia 24, serão importantes para serem complementados com os trabalhos já realizados em seus municÃpios de origem. A primeira-dama de Ilha Comprida, Juliana Peitl, fez questão de lembrar que a cidade, que fica a 212 quilômetros de São Paulo, já é destaque, inclusive com reconhecimento nacional quando o assunto é primeira infância. Destaque que rendeu o convite para que o municÃpio de 15 mil habitantes faça parte da Rede Brasileira.
“Sabemos que Jundiaà é referência quando o assunto é primeira-infância e tenho certeza de que sairemos daqui com mais conhecimento.”
Assim também espera o prefeito de Luis Eduardo Magalhães (BA), Júnior Maraba, ao elogiar a organização do encontro. Ele foi convidado pelo prefeito Luiz Fernando Machado para conhecer os projetos de JundiaÃ. “Jundiaà é referência para os municÃpios que desejam implantar polÃticas públicas relacionadas à s crianças.”
Fazendo parte da Rede Urban 95, a secretária de Gestão da Prefeitura de Pelotas (RS), Carmem Roig, tem conhecido as experiências dos municÃpios que fazem parte da Rede e, segundo ela, Jundiaà se destaca nos projetos e investimentos. “Sempre viajamos para trocas de experiências e hoje (ontem) estamos com um grupo grande e encontramos muitos amigos aqui. Com certeza será um momento mágico.”
Serviço
Todas as entrevistas e imagens do primeiro encontro podem ser conferidos no site https://tvtecjundiai.com.br/ e pelas redes sociais. A programação completa do Fórum Internacional pode ser conferida no site https://jundiai.sp.gov.br/