Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ação intersetorial com jovens marca o dia contra a discriminação racial

Publicada em 22/03/2023 às 10:20

Foi realizada na tarde dessa terça-feira (21), na Sala B1 do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), uma ação com atrações temáticas e apresentações artísticas para tratar do Dia Internacional contra a discriminação racial, celebrado na data. A ação intersetorial foi realizada em parceria das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Cultura (UGC) e da Casa Civil (UGCC) – por meio da Assessoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial.

Pela UGADS, a ação envolveu os jovens que frequentam o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), como forma de atividade externa e em grupo para os usuários do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Participaram também como convidados os jovens da medida socioeducativa e dos serviços de Saúde Mental.

As atrações artísticas da tarde foram o DJ Joker, que apresentou os equipamentos utilizados em suas performances e fez uma dinâmica de mesclagem de música com os participantes. Já Mc Tom fez uma apresentação de “free style”, montando rimas com as palavras sugeridas pelos participantes sobre a temática abordada.

Além das intervenções artísticas, grupo sentou-se em roda para dialogar sobre o tema

A psicóloga do Creas Ariane de Lima conduziu as atividades de diálogo com os participantes, tratando das diferenças entre racismo e injúria racial, e identificando temas da atualidade para debate.

Já a servidora da UGC Valéria Inácio apresentou o Espaço Expressa e traçou um panorama das atividades culturais para o segmento, anunciando a divulgação, em breve, da “Rota Afro – Circuito da memória da população negra de Jundiaí” de visita a espaços de resistência no Município. Valéria também apresentou a origem da data, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) após a resposta violenta das forças policiais a uma manifestação pacífica em Shaperville, na África do Sul sob regime do apartheid na década de 1960, quando mais de 60 pessoas foram mortas e outras quase 190 feridas.

Segundo o assessor de Igualdade Racial, Jensen Silva, a proposta do encontro é utilizar o ritmo do hip hop para o combate à discriminação. “Essa tem sido uma ferramenta muito utilizada pela Assessoria em suas ações, inclusive neste domingo (26), das 9h às 14h, quando realizaremos em parceria com a comunidade uma ação no complexo esportivo Antônio Iacovino, na vila Nambi, juntamente com cerca de 40 grafiteiros”.

Coreógrafo premiado, Rômulo quis participar quando soube da atividade envolvendo hip hop

Um dos participantes da atividade foi o dançarino e coreógrafo de hip hop Rômulo Oliveira, que já participou e venceu festivais, como o de Joinville, Nova York e The Notorious (na Holanda). “Soube da atividade por meio das redes sociais dos artistas participantes e decidi conferir. A introdução cultural ao hip hop para o jovem negro no Brasil não é só artística, mas também uma forma de inserção social. Pois nesse estilo ele pode encontrar uma referência, se espelhar positivamente. Espaços como estes são importantes para que eles se enxerguem e acreditem”.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/03/22/acao-intersetorial-com-jovens-marca-o-dia-contra-a-discriminacao-racial/

Apoio