Biblioteca oferece contação de histórias e exposições
Dentro da proposta de utilização do espaço da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), para a difusão dos diversos segmentos culturais, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou diversas atividades para o mês de abril.
Para esse sábado (1), a programação oferece duas contações de histórias: a primeira marcada para às 11h, com entrada gratuita, com os integrantes da Cia. O que tem Maria, com a história de “Coppélia”. Já a segunda, programada para às 15h, com a Cia Teatral Rick & Kelly, traz a história “Viva o Circo”.
Em “Coppélia”, um maestro, músicos e a música dão vida aos personagens das histórias do Balé. Contos n°1 traz a história de Coppélia, um autômato que causa curiosidade e intrigas em uma pequena cidade da Galícia. A menina mal amada que é apaixonada por Colas, mas que vai se casar com Alain. O corsário um pirata que se apaixona por uma escrava que é comprada por um harém. Medora, a escrava, descobrirá o que é o amor verdadeiro.
Já “Viva o Circo” mostra como os mais antigos trabalhavam, os atuais como trabalham, como se forma um artista de circo, os circos que fizeram sucesso na região. A apresentação acontecerá no auditório e são oferecidas 86 vagas. Sendo assim, será necessário fazer prévia inscrição pelo formulário disponível na Internet. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTkBPJmnnMN31iHa3Nxr7CRRunK4XDaz9vitnS9f3HAsfYeQ/viewform
Exposições
Ainda neste mês de abril, o público poderá conferir na BNF duas exposições:
Dr. Leonardo Cavalcanti: Morte e Vida – Galeria Jundiaí (de 03/04 a 28/04)
Como personagem histórico intrigante, Dr. Leonardo uni elos importantes para cultura e história já que seus diferentes aspectos: arte tumular, memória dos ferroviários, eletrificação do Brasil, e uma possível história de amor perdida, podem interessar diversas camadas de públicos. Ao ter uma obra de arte que retoma o interesse na sua figura de forma tão significativa, a vida e a morte de Dr. Cavalcanti, tem o potencial de se tornar um instrumento de renovação.
Horizonte Cigano a trajetória dos povos cigano através da Dança – Espaço Sonia Cintra (de 05/04 a 25/04)
A exposição partirá através da historiografia, onde o visitante será levado a uma grande viagem de diversidade cultural. O objetivo é mostrar que as danças ciganas existem e vão muito além do que é colocado comercialmente e estereotipadamente, como a dança de “bater a saia”.
A biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens, dentro do Complexo Argos. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 17h, mesmo horário para os feriados.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)