Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Procon-SP e Ipem-SP orientam sobre cuidados na compra de pescados para Páscoa

Publicada em 31/03/2023 às 14:59

O Procon-SP e o Ipem-SP, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de são Paulo, orientam os consumidores sobre alguns cuidados que precisam ser tomados na compra de pescados, que são alimentos tradicionais e bastante demandados neste período de Páscoa.

Nas embalagens devem constar, de forma clara e detalhada as seguintes informações: pesos bruto e líquido, características como denominação do produto, identificação de origem e do produtor, além do prazo de validade. O preço também deve estar visível nas gôndolas, tanto o valor da unidade quanto o correspondente ao quilo do produto.

De acordo com o Ipem-SP, caso o consumidor queira que o peixe (geralmente vendido na forma de filé) seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, é preciso estar atento se o vendedor não pesará o produto depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

O consumidor também pode solicitar a conferência do peso do peixe em conserva, pré-embalado ou congelado em uma balança no próprio local da compra. É importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

Se o produto estiver em uma unidade pré-medida (pesada e embalada sem ser à vista do consumidor), mesmo se atentando às dicas, vale observar, na hora do preparo, se ele rende a mesma quantidade que está habituado a consumir.

(Fonte: Assessoria Procon-SP/Imagem: Canva)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/03/31/procon-sp-e-ipem-sp-orientam-sobre-cuidados-na-compra-de-pescados-para-pascoa/

Apoio