Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Acompanhante escreve poema especial para equipe de Radioterapia do Hospital São Vicente

Publicada em 05/04/2023 às 14:33

Após finalizar o tratamento oncológico contra o linfoma não Hodgkin (LNH), tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada, o paciente Josué dos Santos deixou sua história registrada nos corações dos profissionais da unidade de Radioterapia do Hospital São Vicente. Com rimas e palavras emocionadas, a esposa do paciente, Lucy Aragão dos Santos, escreveu um poema exclusivo para a equipe. No texto é possível ver a gratidão dos usuários com a humanização, respeito e tratamento prestado ao paciente Josué.

“Todos os dias recebemos alguma demonstração de gratidão e isso nos motiva e enche nossos corações de amor. Além da recuperação do paciente, é a confirmação de que nosso trabalho transforma de fato a vida dessas pessoas. Mesmo sendo frequente, os sentimentos são sempre diferentes. Nós sempre pensamos no tempo que a pessoa desprendeu para desenvolver aquilo, o tempo que ela tirou da rotina dela para preparar algo especial, o carinho que ela teve. Esse poema foi criado especialmente para nós, por isso envolveu muita dedicação”, conta a enfermeira da unidade, Flávia Volpiani.

A profissional explica que a atuação da equipe é de suporte integral. “No final, somos todos uma família. O tratamento é tão complexo que em diversas situações também acolhemos os familiares e acompanhantes. É um momento delicado não só para a pessoa em tratamento, mas também para todos que estão a sua volta. Cuidamos do corpo físico, mas também da parte emocional em muitos casos. Cada um tem sua particularidade, seus medos, suas realidades de vida, inclusive em casos sem perspectiva de cura. O acolhimento é fundamental e nossos esforços são imprescindíveis”, completa.

No poema, Lucy menciona a palavra ‘esperança’ diversas vezes e se refere aos profissionais como anjos na terra. “Eu gosto muito de escrever e tenho certeza que este é um dom que Deus me deu. Me emocionei muito na ação de finalização do tratamento, quando o paciente toca o sino para simbolizar o encerramento desse período. Aquilo me inspirou e esse foi o caminho que encontrei para homenagear essa equipe que tanto cuidou do meu marido”, compartilha.

(Fonte/Imagens: Assessoria Hospital São Vicente)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/04/05/acompanhante-escreve-poema-especial-para-equipe-de-radioterapia-do-hospital-sao-vicente/

Apoio