Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comitê de Prevenção do Suicídio prepara manual para a imprensa

Publicada em 13/04/2023 às 09:30

O Comitê Permanente de monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio prepara um manual de orientação à imprensa, com o objetivo de colaborar na capacitação dos profissionais sobre a maneira ideal de noticiar fatos sobre o tema. O projeto será desenvolvido pela Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), em parceria com técnicos de saúde que integram o comitê.

A iniciativa foi definida em reunião realizada nesta quarta-feira (12), no Paço Municipal, local onde o Comitê se encontra para debater e atualizar as ações e políticas públicas relacionadas ao tema. “A automutilação e o suicídio são temas bastante sensíveis e demandam muito cuidado no manejo. Com a capacitação e apoio dos profissionais de imprensa, que são multiplicadores da informação, construímos uma rede de apoio na busca pela redução desses casos”, comenta a gestora adjunta da UGIRC, Maria Carolina Arvigo.

A previsão é que o Manual seja finalizado no primeiro semestre de 2023. Após a finalização, o Comitê entregará pessoalmente uma versão impressa aos profissionais de comunicação. Eles serão produzidos em formato digital e impresso. Além disso, a UGIRC ainda contribuirá com a realização de campanhas e elaboração de cards para divulgação nas mídias sociais.

O Plano Municipal é uma iniciativa da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e conta com a colaboração de outras Unidades de Gestão e instituições municipais. “Essa é mais uma ação fundamental do poder público nos cuidados com a saúde mental das pessoas e na prevenção da automutilação e suicídio. A parceria com instituições da sociedade civil e órgãos de imprensa é fundamental para a elaboração e execução de políticas públicas precisas”, afirma o Gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/04/13/comite-de-prevencao-do-suicidio-prepara-manual-para-a-imprensa/

Apoio