Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Banco de Leite de Jundiaí precisa de doações

Publicada em 14/04/2023 às 14:19

O Banco de Leite Humano de Jundiaí está enfrentando uma baixa no estoque de leite materno, pois a quantidade de doações tem diminuído com a chegada do outono. Essa queda está afetando o atendimento dos recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais da região.

Atualmente, o estoque está 30% abaixo do necessário para atender aos 50 bebês que estão nas UTIs dos hospitais Pitangueiras, Paulo Sacramento e Universitário.

Segundo a unidade, são necessários 110 litros de leite materno por mês para atender à necessidade atual dos hospitais. Por isso, a quantidade de leite doada por mães é mais importante do que a quantidade de doadoras.

Saiba como doar:

  • Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite e passar por uma breve entrevista. Se estiver apta, a equipe do BHL irá até a residência da doadora para ensinar como fazer a ordenha e coletar o leite.
  • A doação segue de acordo com a quantidade de leite que a mãe produz. Então, se ela não produzi uma quantidade grande, não precisa doar toda semana;
  • A doação ocorre na casa da doadora, com a ajuda das responsáveis pela coleta. Na primeira doação, ocorre toda a explicação e auxílio para ensinar a mulher a fazer a coleta do leite;
  • Como as doações dependem da quantidade produzida pelas doadoras, elas podem ocorrer a cada 15 dias;
  • A mulher que deseja ser doadora passa por avaliação para verificar se seu leite é saudável. Em todas as doações, ocorre o processo de qualidade para confirmar que o leite está bom para ser distribuído para as outras crianças;
  • Além de ajudar com as doações, o Banco de Leite Humano também ajuda na retirada de dúvidas e informações de amamentação, que é um momento importante para a criança e a mãe.

(Fonte: g1/Imagem: Assessoria Hospital Universitário)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/04/14/banco-de-leite-de-jundiai-precisa-de-doacoes/

Apoio