Educação de Jundiaí realiza intercâmbio de experiências com visita técnica ao Ceará
Uma equipe da Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza, ao longo desta semana, uma visita técnica ao Ceará, a fim de conhecer as políticas públicas educacionais do Estado e as iniciativas pela comunicação não-violenta voltadas às Infâncias, além de realizar avaliação externa e compartilhar as boas práticas de Jundiaí pelo programa Escola Inovadora.
“Missões técnicas como esta são importantes, pois permitem um olhar para as diferentes realidades e experiências positivas do País, como forma de parâmetro e tomada dos novos passos. Através do contato com esses profissionais, conseguimos aprender e compartilhar, difundindo também a nossa experiência com o programa Escola Inovadora”, comentou a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.
A visita começou nessa segunda-feira (24), por Fortaleza, que, assim como Jundiaí, também integra a Rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer. Na capital, as representantes da UGE foram recebidas pelas secretárias executivas de Cooperação com os Municípios e de Gestão da Rede Escolar, Emanuelle Grace e Oderlânia Leite, que apresentaram a organização do trabalho pedagógico e administrativo do órgão estadual a fim de subsidiar e monitorar os programas de alfabetização e formação em todos os Municípios daquele Estado.
Na sequência, a equipe da UGE conheceu o Espaço Mais Infância, programa estadual que propõe ações sociais e culturais nas regiões mais vulneráveis, com foco no estímulo à profissionalização e retomada do protagonismo de vida, por meio de ações intergeracionais e atividades no contraturno escolar.
A visita prosseguiu na Casa da Criança e do Adolescente, equipamento público voltado à proteção de vítimas de violências e violações de direitos, e que concentra diversos serviços para o atendimento integral e 24 horas, com foco na tomada imediata de medidas e encaminhamentos.
Ainda na capital, a comitiva visitou a “Cidade Mais Infância”, parque que simula, por meio de instalações temáticas, as vivências da realidade urbana para as crianças, como a escola, Prefeitura, delegacia de Polícia e hospital, com foca na educação patrimonial.
A equipe da UGE também visita o Município de Sobral, que também integra a Rede Urban95, e possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com atividades junto à secretaria municipal local e a Fundação Lemann, a equipe de Jundiaí conheceu, em roda de conversa dirigida pela professora Anna Penido, mais sobre as rotinas de trabalho dos educadores do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) e compartilhou informações sobre o eixo de formação dos educadores dentro do eixo do programa Escola Inovadora.