Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Primeiro festival temático do ano no Espaço Expressa será nos dias 13 e 14 de maio

Publicada em 06/05/2023 às 14:10

Alinhado à proposta de implementação do novo conceito de ocupação do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o primeiro festival temático de 2023 no local será realizado no próximo final de semana – sábado (13) e domingo (14) -, baseado em seu eixo de ocupação pela Cultura.

A definição de alguns dos últimos detalhes da programação foi um dos temas da reunião de maio do Comitê Expressa, grupo intersetorial que coordena as ações no Espaço, e que foi realizado nessa quinta-feira (04).

Outra pauta da reunião foi a oficialização da mudança dos nomes das salas que compõem o local, que passam a ser chamadas com nomes de importantes ferrovias paulistas. O diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da UGC e presidente do Comitê, William Paixão, explica a escolha dos nomes.

Eventos são realizados em toda a área do complexo, atraindo famílias inteiras

“Com a mudança do nome de Complexo Fepasa para Espaço Expressa, avaliou-se que a referência ao passado da ferrovia tinha de ser contemplada e por isso passará a integrar os nomes das salas, tanto administrativas, de reunião e de uso gratuito para ensaios. Assim estes nomes, além de garantirem uma definição de localização, organizam o plano de ocupação e homenageia a história ferroviária em todo o Estado de São Paulo”, comentou.

Assim ficaram definidos os novos nomes de ambientes já em uso: a Sala Jundiaí de espetáculos passa a se chamar Sala Santos-Jundiaí; a Sala B1, Sala Estrada de Ferro Sorocabana; a Sala dos Relógios, Sala São Paulo Railway; a Sala Hermeto Pascoal, Sala Fepasa; e a sala de reuniões da UGC, Sala Estrada de Ferro Araraquara.

A novidade também se estende para ambientes ainda a ser revitalizados do Espaço, como Sala São Paulo – Minas, Sala Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (antiga Sala da Presidência) e Salão Nobre da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (antiga Salão Nobre Superior).

O Comitê também analisou durante o encontro os andamentos das principais frentes de obras e melhorias atualmente em curso no local, como a finalização nas intervenções da plataforma turística; as obras nos telhados do estacionamento, do galpão 25 (área da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte) e da ala histórica; a retirada das torres de controle na via de acesso ao estacionamento; manutenção de calçadas; implantação de áreas gramadas; e limpezas em geral.

Mais festivais temáticos
Também estão definidas as datas das realizações dos festivais no Espaço Expressa ao longo do ano. Nos dias 24 e 25 de junho o tema será “Comida”; em 29 e 30 de julho “Cultura”; em 19 e 20 de agosto “Cidade e Cidadania”; e, por fim, em 18, 19 e 20 de novembro “Convivência”.

Todos os detalhes das programações temáticas no Espaço Expressa podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Reunião de maio do Comitê foi realizado na – agora chamada – Sala Estrada de Ferro Sorocabana do Espaço Expressa

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Cultura
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/05/06/108789/

Apoio