Elementos naturais viram brinquedos em ação envolvendo EMEB e UBS do Morada das Vinhas
Galhos, folhas e barbantes se transformaram em bonecos, pipas, colares e vários outros brinquedos, por meio das mãos das crianças da EMEB Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, na última semana.
A atividade, proposta pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas, integra a programação da Semana Mundial do Brincar que conta, novamente, com a adesão da Prefeitura de Jundiaí, por meio dos programas Cidade das Crianças e Escola Inovadora. Desde segunda-feira (22), ações são realizadas em equipamentos vinculados às Unidades de Gestão de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, dentro do tema “A Natureza no Brincar.”
Enquanto Heloísa dos Santos fez um bichinho que, segundo ela, é novo na cidade, Murillo Resende montou uma vara de pescar. “É tipo um bicho folha. Não tem nenhum aqui ainda e ele não tem nome, porque chegou agora”, comentou a estudante. “Eu sou um bom pescador e estou fazendo uma vara, com a isca. A folha vai ser a piranha, com dentinho e tudo”, resumiu Murillo.
O professor de educação física do NASF Samuel Almeida ressaltou a importância da iniciativa, a partir da união de dois serviços. “Com elementos naturais, estamos brincando e valorizando esse ato que tanto interfere na saúde física e mental das crianças, atuando na promoção da saúde. Essa aproximação da Unidade de Saúde com os alunos também auxilia para que entendam que a UBS não é apenas o lugar que cuida da doença, mas que tem ações voltadas para a prevenção, para a qualidade de vida da população”, observou.
Para a coordenadora pedagógica da EMEB Sônia Sigoli, a iniciativa ainda foi um complemento para esta semana especial. “Em rede, estamos valorizando o brincar, tão importante para todos”, acrescentou.
As atividades da Semana do Brincar prosseguem até domingo (28), com uma ação extra, na quarta-feira (31), com o Dia do Desafio.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí