CECCO recebe visita de comitiva de Pirassununga
A produção de pão de mel e de beliscão, a manutenção da horta e as aulas de Dança Circular e Lian Gong foram algumas das atividades conferidas por uma comitiva de Pirassununga, durante visita ao Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), nesta terça-feira (30).
O equipamento, vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), é considerado referência teórica e prática pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), sendo a experiência de Jundiaí citada no documento publicado, neste mês, que solicita a regulamentação dos centros de convivência para usuários da rede de atenção psicossocial do País.
“É importante esse reconhecimento e poder compartilhar a experiência exitosa que temos, a partir de ações intersetoriais e multiprofissionais, que visam a prevenção e a promoção da saúde. O cuidado que o usuário recebe no serviço é transportado para a sua família e para a comunidade”, ressaltou a gestora adjunta de Promoção Saúde, médica Dayane Aparecida Pereira Martins.
Por mês, o CECCO registra cerca de 1 mil atendimentos nas atividades coletivas, nas programações voltadas à convivência para crianças, adolescentes e adultos, e também nos Grupos de Geração de Renda.
“É um modelo de atendimento todo financiado pelo Município, que tem feito a diferença na vida das pessoas, ofertando cuidado integral e promovendo autonomia, qualidade de vida e inclusão social”, acrescentou a gerente do equipamento, Fernanda Torres Apollonio.
Para a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Pirassununga, Camila Marchiori, a visita foi valiosa. “Estamos querendo implantar um CECCO e viemos conhecer de perto o trabalho realizado em Jundiaí. Estamos apaixonados pelo que estamos vendo. Aqui se promove o cuidado de forma multidisciplinar”, resumiu.
Também estavam na comitiva o presidente da Câmara de Pirassununga, Cícero Justino da Silva, e o vereador Vitor Naressi Netto.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí