Manejo arbóreo da rua Anchieta é discutido em audiência pública
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Parques, Jardins e Praças (DPJP), ligado à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), realizou na noite de segunda-feira (29), uma audiência pública para tratar do projeto de manejo arbóreo da rua Anchieta. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de munícipes. Também houve transmissão no canal do YouTube da Prefeitura.
A audiência foi encabeçada pelos gestores Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Sinésio Scarabello Filho (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), além do Diretor do DPJP, Rudislei Santos. À população foi apresentado o projeto de substituição das árvores comprometidas e plantação de novos exemplares próprios para o cenário urbano.
“O objetivo da audiência pública é discutir junto com as pessoas a melhor maneira de executar esse projeto. A rua Anchieta é uma via histórica e que está no coração de todos os jundiaienses, portanto, tomaremos as nossas decisões baseados em estudos técnicos e com a participação popular”, comenta Adilson Rosa.
A proposta é que a primeira fase do projeto promova a substituição de 26 árvores com risco eminente ou alto risco de queda. Além disso, serão plantadas 15 novos exemplares, totalizando 41 árvores. A espécie sugerida é a ‘Amendoim Bravo”, que tem o nome científico de Pterogyne niten. “Elas foram escolhidas por ter maior resistência, rápido crescimento e garantir a manutenção do tradicional corredor verde, que garante a beleza e o sombreamento das ruas e avenidas”, explica Rudislei.
Ao final da apresentação, os munícipes puderam realizar perguntas e sugestões, que serão analisadas pela equipe técnica da UGISP. Uma nova reunião com as pessoas será agendada para dar uma devolutiva.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí