Jundiaí dá início aos encontros formativos para a Rede Brasileira de Cidades das Crianças
A Prefeitura de Jundiaí iniciou a série de encontros formativos para os representantes dos Municípios que já aderiram ou que se encontram em processo de adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças.
Instituída em março deste ano, pelo idealizador da iniciativa, o pedagogo italiano Francesco Tonucci durante o Encontro internacional promovido pelo Município, a Rede já conta com 12 integrantes, tendo o Jundiaí como sede, e, portanto, responsável pela formação dos novos integrantes.
“A formação inicial é composta de seis encontros on-line. No primeiro deles, fizemos uma reunião de trabalho, para apresentação da proposta e de seus pontos focais. Na sequência, vêm os quatro encontros formativos, quando apresentamos vídeos em que o Tonucci trata de temas e dialogamos a respeito. O primeiro deles foi sobre o conceito de ‘Cidade das Crianças’ e a Convenção sobre os Direitos da Criança. E por fim, a última reunião desta etapa será com a participação ao vivo do Tonucci, acompanhado da Lorena Morachimo, que é coordenadora das redes”, explica o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é o mediador dessas atividades.
Já fazem parte da Rede, além de Jundiaí, os seguintes Municípios: Benevides (PA); Boa Vista (RR); Brasileia (AC); Fortaleza e Sobral (CE); Itupeva, Jarinu e Mococa (SP); Osório e Pelotas (RS).
Já em fase de adesão encontram-se os seguintes Municípios paulistas: Campinas, Ilha Comprida, Itu, Louveira, Mogi das Cruzes, Penápolis, Rio Claro e Sorocaba.
Representante de Pelotas na formação, a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, explica o percurso já traçado pelo Município gaúcho e as expectativas com a formação.
“Em 2017, Pelotas implantou, durante a administração da prefeita Paula Mascarenhas, a política pública para prevenção da violência ‘Pacto Pelotas pela Paz’ e, por conta dessa priorização pela Primeira Infância, em 2020, o Município foi convidado a integrar a Rede Urban95. Hoje, a adesão a mais esta Rede demonstra a continuidade deste foco no desenvolvimento infantil e o comprometimento com ações para tornar a cidade mais estimulante, lúdica e segura para as crianças. Enquanto arquiteta e urbanista, e servidora municipal, creio que pensar a cidade pelo olhar e desejos das crianças é verdadeiramente revolucionário. E este conceito tem sido o norte para o desenvolvimento de planos e projetos de qualificação dos espaços urbanos, destacando ainda o exemplo de Jundiaí nesse âmbito, motivo de inspiração e aprendizado constante para nós de Pelotas”, destacou Carmem.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí