Governo de SP prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 30 de junho
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai prorrogar a campanha de vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses até o dia 30 de junho. A cobertura vacinal no estado está em 32,9%, com apenas 6,1 milhões de doses aplicadas. A meta é de 90%.
A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. Apenas em 2023, a Secretaria da Saúde já registrou 86 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vÃrus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.
Em 2022, foram registrados 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram registradas 1.257 hospitalizações até a quarta semana de maio. No mesmo perÃodo do ano anterior, foram contabilizadas 1.653 internações e 250 óbitos.
Imunização Segura
A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vÃrus tem alta capacidade de mutação e muda suas caracterÃsticas ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vÃrus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.
(Fonte: Governo do Estado de São Paulo/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)