Prefeitura promove 1° Encontro sobre Revitalização Ecológica
O Departamento de Parques, Jardins e Praças (DPJP) da Prefeitura de Jundiaí, ligado à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), promoveu o 1° Encontro sobre Revitalização Ecológica, nesta quinta-feira (01). O evento foi realizado na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAM) e faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
O encontro teve como objetivo o incentivo a pautas ambientais e a promoção da biodiversidade. Durante todo o dia foram ministradas palestras com os temas: Restauração Ecológica de Ecossistemas: Conceitos e Aplicações; Enriquecimento Vegetal e Produção de Floradas; Aspectos Gerais da Legislação Ambiental na Propriedade Rural; Biologia da Conservação e Ecologia da Paisagem; Conservação de Plantas e o Papel dos Jardins Botânicos. O evento reuniu pesquisadores, acadêmicos e integrantes da sociedade civil de Jundiaí e região.
“Segundo o Fórum Econômico Mundial, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas são fatores que causarão diversos prejuízos, inclusive econômicos, para a população. Esse encontro é uma forma de trazer o assunto à tona, uma vez que as pautas de preservação ambiental e revitalização ecológica devem ser debatidas de forma ampla e urgente”, comenta o organizador do encontro e Engenheiro Florestal do Jardim Botânico de Jundiaí, que está ligado ao DPJP, Thiago Pinto Pires.
O Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, compareceu ao evento e ressaltou o protagonismo de Jundiaí em pautas ambientais que podem reverberar em toda a região. “A preocupação com o meio ambiente é uma das marcas da gestão de Jundiaí e está em consonância com as políticas voltadas à infância. As ações de preservação devem ser iniciadas agora para que a repercussão no futuro seja positiva e tenhamos um mundo com mais qualidade de vida”, afirma o gestor.
O diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças, Rudislei Santos, também esteve presente no encontro.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí