Meio Ambiente: presente da DAE para Jundiaí é a água bem tratada
A segurança hídrica e a qualidade da água de Jundiaí são os presentes que a DAE garante à cidade no Dia do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho. Com uma represa com capacidade para armazenar até 9,3 bilhões de litros de água, 57 reservatórios, distribuídos pelos bairros, e laboratórios que acompanham todo este processo, a água bem tratada é marca da cidade.
Este é o novo tema da campanha da DAE, que mostra o caminho da água, do manancial às torneiras. Para isso, destaca os servidores Karen Tasaka, gerente do Laboratório de Controle de Qualidade, Leandro Ferro, gerente de Eletromecânica e Operações, e Rosângela Martins, chefe de Tratamento de Água.
O vídeo começa no rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento de Jundiaí. Ali, Karen coleta água, como faz o Laboratório – por mês, são 300 coletas e 2 mil amostras analisadas, trabalho que atende a padrões internacionais.
Na sequência, Ferro apresenta a Estação Elevatória do rio Jundiaí Mirim, o Recalque do Mirim, de onde é bombeada a água da represa para seguir até a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A). Na ETA, a equipe cuida do tratamento da água bruta, processo que começa com a desinfecção preliminar e oxidação e termina com a correção do pH e a fluoretação.
“O tratamento consiste em remover a cor, turbidez e os microorganismos patogênicos (que causam doenças), conferindo alto padrão de potabilidade para o consumo humano”, explica Rosângela. A ETA trata 1.800 litros de água por segundo, capacidade em expansão.
Dali, a água segue para 57 reservatórios da DAE e chega às torneiras, encerrando o processo de abastecimento e dando início às etapas de coleta e afastamento do esgoto, que depois também será tratado.
Toda a operação é monitorada de forma ininterrupta pelo Centro Operacional da empresa, que atua 24 horas por dia. A campanha contará com divulgação nas redes sociais, TVs, rádios, mídia impressa e on-line.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí