Políticas para crianças com TEA são apresentadas ao Legislativo
A Prefeitura de Jundiaí apresentou aos vereadores, nesta semana, o conjunto de políticas públicas ampliadas para realizar o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da reunião, na Sala de Situação do Paço Municipal, os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Tiago Texera (Saúde), Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social), além da Gestora Adjunta de Educação, Tania Gurgel.
As políticas foram desenvolvidas de maneira intersetorial e atendem às principais demandas levadas por pais ao poder público neste ano.
Ao Legislativo foram apresentadas as seguintes propostas: aumento do número de profissionais de apoio e equipe multidisciplinar nas escolas, ampliação das formações e qualificações ofertadas aos profissionais da educação, além da revisão, qualificação e padronização de todos os protocolos de serviços ofertados pelas escolas às crianças com TEA e apoio às famílias. Na área do desenvolvimento social, também haverá o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade.
Já na Saúde, a expectativa é de ampliar o convênio com a APAE Jundiaí a partir de julho deste ano. Isso irá garantir mais capacidade não só no atendimento, mas também nos diagnósticos completos realizados mensalmente. O investimento será de R$ 570 mil por mês.
“A gestão, de maneira intersetorial, realizou uma série de ampliações e atualizações nos serviços prestados a crianças com TEA, para atender a uma grande demanda da população. A reunião com o Poder Legislativo acontece com o objetivo de mostrar o plano de ações integradas do Poder Público no atendimento às pessoas”, afirma Parimoschi.
Como parte do desenvolvimento do plano de ação foi formado um grupo de trabalho de pais de crianças com TEA, com o objetivo de escutar as principais demandas e, juntamente com o corpo técnico, contribuir com a ampliação de oferta de serviços.
Também estiveram presentes na reunião a Diretora do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), Karina Verardo Teodoro de Godoi, e a especialista do Departamento de Regulação da Saúde, Elisa Cristina Siqueira Van Ginkel.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí