Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura de Jundiaí divulga Comunicado Oficial sobre a febre maculosa

Publicada em 13/06/2023 às 17:10

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí recebeu, na tarde desta terça-feira (13), do Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a confirmação do diagnóstico de febre maculosa em um homem de 42 anos residente no Município.

O óbito ocorreu no dia 8 de junho. O paciente foi internado, no dia 7 de junho, em hospital privado da cidade e, considerando os sintomas apresentados, a equipe médica notificou o caso como suspeito de dengue, febre maculosa e leptospirose.

O homem esteve em Campinas em 27 de maio, em local de provável infecção. A namorada, moradora da capital, também morreu no dia 8, sendo confirmada, na última segunda-feira (12), a doença como causa da morte.

Este é o primeiro caso registrado de febre maculosa, neste ano, no Município. Em 2021 e 2022, um caso foi registrado em cada ano, sem óbitos.

A Prefeitura de Jundiaí, de maneira permanente, realiza trabalho de orientação e esclarecimento sobre febre maculosa, visto que a bactéria causadora da doença é endêmica no Estado de São Paulo.

O manejo permanente em áreas públicas onde há circulação de animais hospedeiros de carrapatos (capivaras, bois e cavalos) é intensificado no período de inverno e seca, quando há maior risco de parasitismo, em decorrência da maior presença das formas imaturas desses artrópodes.

Os espaços também recebem placas de alerta sobre a ocorrência de carrapatos, exigindo a maior atenção da população. Além disso, periodicamente, a equipe Vigilância em Saúde Ambiental acompanha o nível de infestação por carrapatos nessas áreas.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/13/prefeitura-de-jundiai-divulga-comunicado-oficial-sobre-a-febre-maculosa/

Apoio