Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com estoque abaixo do ideal, Colsan de Jundiaí precisa de doações

Publicada em 14/06/2023 às 09:34

Neste dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Jundiaí encontra-se com estoque 40% abaixo do ideal. A unidade precisa de doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente O- (tipo mais raro, doador universal), e O+, o tipo mais utilizado neste momento.

A Colsan atende 12 hospitais de Jundiaí e região, sendo o Hospital São Vicente o que mais recebe bolsas de sangue, entre 1 mil e 1.300 bolsas por mês. Cada doação pode salvar até quatro vidas. No entanto, não é possível que a mesma pessoa doe mensalmente, já que o intervalo entre uma doação e outra para mulheres é de 90 dias e para homens é de 60 dias.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos), apresentar documento com foto e passar por uma triagem e entrevista clínica. Pessoas menores de 18 anos precisam estar acompanhadas de um responsável. 

O doador deve pesar mais de 51 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. É preciso estar bem alimentado. Trata-se de um procedimento seguro e saudável e, em situações de risco acrescido, a doação é autorizada.

Os interessados em doar devem procurar a Colsan, localizada na rua 15 de Novembro, 1498. O telefone para contato é (11) 4521-4025.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Assessoria Hospital São Vicente)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/14/com-estoque-abaixo-do-ideal-colsan-de-jundiai-precisa-de-doacoes/

Apoio