Motociclista de Jundiaí inspira evento de conscientização sobre Esclerose Lateral Amiotrófica
A história de dois motociclistas que tiveram diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), sendo um deles o morador de Jundiaí Dirceu Manzatto Junior, conhecido como Junão, foi o combustível para que a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) e a Associação Pró-Cura da ELA se unissem para criar um grande evento em São Paulo, o “ELA nas Ruas”.
O encontro será no domingo (18), a partir das 9h, na praça Charles Miller, que fica região central da capital, em frente ao estádio do Pacaembu. São esperados motociclistas do Estado de São Paulo e de outras partes do Brasil. O “ELA nas Ruas” também está em busca de mais apoiadores para ajudar nas atividades programadas do dia 18.
A ELA é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso da pessoa e causa uma paralisia motora irreversível. Não tem causa conhecida e é considerada rara.
O objetivo do encontro é pedir ajuda e conscientizar a população sobre a doença. Aberto à população e totalmente beneficente, o evento é feito também para quem não possui motocicleta. No local, profissionais vão falar sobre a doença, sintomas e cuidados que os pacientes devem ter. Além disso, haverá atendimento da Polícia Civil para emissão de RGs (IIRGD), informações e prevenção ao uso de drogas pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
Dirceu Manzatto Junior, conhecido como Junão, é morador de Jundiaí e ajudou a fundar um grupo de motociclistas e luta há seis anos contra a ELA.
Junão teve o diagnóstico confirmado em 2017. Por conta disso, deixou de fazer o que mais gostava: rodar com a Dyna Super Glide da Harley Davidson, sua motocicleta. Ele é um dos fundadores do grupo de motociclistas Los Condes, de Jundiaí mas atualmente está em uma cadeira de rodas.
A irmã dele, Monaliza Manzatto, é advogada e passou a defender um tratamento adequado para pacientes com ELA. Perdeu o medo de pilotar e hoje usa a motocicleta do irmão para participar de eventos e workshops que conscientizam sobre a doença.
A luta pela causa também fez com que se tornasse conselheira da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) – entidade com 24 anos de existência, que luta em prol da qualidade de vida de pacientes e familiares com a doença.
Outro motociclista que também inspirou o encontro é Fábio Carvalho, engenheiro civil e esportista. Ele é autor do livro “Na Estrada da Vida – Seguindo Sempre em Frente”, que conta as aventuras com a motocicleta e também fala sobre a esclerose.
Carvalho fez questão de afirmar que nada o impediu de sonhar e manter a esperança. Lançada em 2019, a publicação tem as vendas totalmente revertidas para a Associação Pró-Cura da ELA – outra entidade que, junto com a ABrELA, encabeça o evento do dia 18.
(Fonte: g1/Imagem: Los Condes/Divulgação)