Estande de Jundiaí expõe políticas públicas de referência nacional
Nesta quinta-feira (15), durante a segunda tarde de atividades no estande da Prefeitura de Jundiaí, montado para a 6ª edição do Conexidades, técnicos das Unidades de Gestão participaram de painéis sobre as ações desenvolvidas por cada uma das áreas. Os painéis têm como objetivo expor aos visitantes as políticas públicas de sucesso que viraram referência para todo o Brasil. O Prefeito Luiz Fernando Machado compareceu ao evento e conversou com expositores. Ele esteve acompanhado da primeira-dama Vanessa Machado, além dos Gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil).
“Uma alegria muito grande receber o Conexidades em Jundiaí. Está sendo uma oportunidade única para trocar experiências e mostrar a nossa cidade, assim como as boas práticas da nossa gestão a todo o Brasil”, afirmou o chefe do executivo.
A Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia apresentou, no primeiro painel da tarde, o programa Jundiaí Empreendedora, de fomento à geração de empregos e renda, valorização do comércio local e apoio aos micros e pequenos empreendedores no município. A palestra chamou a atenção de gestores e prefeitos de várias cidades.
“O Jundiaí Empreendedora é um dos maiores programas do Brasil em empregabilidade e oportunidades para os empreendedores ou para quem deseja empreender. Ao mesmo tempo em que ele conecta empresas e interessados em vagas de trabalho, oferece formação profissional gratuita e estimula novos negócios, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social”, destacou Wagner Soares, gestor adjunto de Empreendedorismo.
Turismo
Já a Diretora de Turismo, que está ligada à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro falou sobre o planejamento para implantação do turismo rural em Jundiaí, a criação e o fortalecimento da identidade turística local por meio da uva Niágara rosada e o título de Terra da Uva. Também foram abordados temas como a Festa da Uva, a criação das oito rotas turísticas que elevaram o fluxo de turistas na cidades e os prêmios conquistados pela cidade. “O planejamento e a criatividade alavancaram a oferta e a qualidade do turismo em Jundiaí. É um trabalho iniciado há muitos anos que permite a cidade colher frutos neste momento, com um crescimento de 166% no número de empreendimentos em 10 anos, tendo alcançado mais de 1,2 milhão de turistas em 2022”, avalia Marcela.
EGP
Na sequência, a controladora interna da Escola de Gestão Pública, Karina Bizarro Neves, ressaltou a importância da capacitação constante dos servidores públicos e como essa prática reflete positivamente na elaboração de políticas públicas de qualidade e na eficiência da prestação de serviços à população.
Fundação Escola TVTEC
Por fim, a superintendente da Fundação Escola TVTEC (FTVTEC), Mônica Gropelo, falou sobre os quatro pilares que pautam o trabalho da unidade, entre eles, rede de inovadores, conteúdos, escola de inovação e economia criativa. Reforçou que desde 2017 a TVTEC iniciou um trabalho de qualificação com cursos rápidos e gratuitos nas áreas de audiovisual, mídias digitais, fotografia digital, criação de conteúdo e tecnologias digitais.
“Mudamos nosso propósito de entrega, misturando gerações e conhecimento com engajamento. Damos oportunidades de aprendizado a todos os setores”, lembrou Mônica Gropelo ao falar sobre os cursos gratuitos oferecidos aos munícipes e servidores públicos.
Durante a palestra, lembrou que há quase seis anos mais de 20 mil vagas foram oferecidas com foco aos cursos de fotografia, capcut, reels, canva e gravação de vídeos. “Nossa missão é qualificar e prosperar, otimizando o tempo com qualidade.”
Estande
Jundiaí conta com um estande de aproximadamente 400 m², no Pavilhão 2 do Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). Nele haverá sete palestras diárias, além de palcos específicos para exposição de boas práticas das sete plataformas de gestão e do Programa Cidade das Crianças.
Como Jundiaí recicla 100% dos Resíduos de Construção Civil, os visitantes poderão conhecer a usina de beneficiamento de RCC de Jundiaí. Nos dias 15 e 16, às 10h e às 15h, ônibus gratuitos sairão do Parque com destino ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol).
O Conexidades se estende até sábado (17). O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí