Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí registra nove casos suspeitos para a febre maculosa

Publicada em 16/06/2023 às 17:26

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que o Município registra, nesta sexta-feira (16), nove notificações de casos suspeitos para a febre maculosa. A cidade, até o momento, permanece sem internações por conta da doença.

Das notificações registradas, duas são de pessoas que estiveram em evento em Campinas na área de provável infecção.

Reitera-se que, tão logo sejam emitidos os resultados das amostras de sangue, havendo a confirmação dos casos, a Prefeitura de Jundiaí fará a publicação nos canais oficiais, mantendo o princípio da transparência na divulgação das informações.

É importante lembrar que a febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada do carrapato-estrela, vetor de transmissão da bactéria do gênero Rickettsia. O período de incubação é de 2 a 14 dias.

Entre os sintomas da doença estão: febre e dor no corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo. É essencial considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

Ao notar os sintomas, a orientação é que a pessoa procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve em áreas verdes, independente de ter identificado carrapato ou picada no corpo.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/16/jundiai-registra-nove-casos-suspeitos-para-a-febre-maculosa/

Apoio