Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí registra 12 casos suspeitos para a febre maculosa nesta segunda-feira (19)

Publicada em 19/06/2023 às 16:54

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que o Município registra, nesta segunda-feira (19), 12 notificações de casos suspeitos para a febre maculosa, permanecendo sem internações por conta da doença.

Até o momento, das notificações registradas, duas são de pessoas que estiveram em evento em Campinas na área de provável infecção.

Mantendo o princípio da transparência, assim que os resultados das amostras foram emitidos, havendo a confirmação dos casos, a Prefeitura de Jundiaí fará a publicação em seus canais oficiais.

A febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada do carrapato-estrela, vetor de transmissão da bactéria do gênero Rickettsia. Entre os sintomas da doença estão: febre, dor no corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo. O período de incubação é de 2 a 14 dias.

Ao notar os sintomas, a orientação é que a pessoa procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve em áreas verdes, independente de ter identificado carrapato ou picada no corpo. Também é essencial considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas. O tratamento oportuno é essencial para evitar formas mais graves da doença e óbitos.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/19/jundiai-registra-12-casos-suspeitos-para-a-febre-maculosa-nesta-segunda-feira-19/

Apoio