Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saúde oferta geriatria na modalidade teleinterconsulta

Publicada em 23/06/2023 às 09:38

A Prefeitura de Jundiaí incluiu, neste mês, a geriatria na lista de especialidades ofertadas a partir da teleinterconsulta. O serviço, que integra a consulta do médico especialista, por meio de viodeochamada, com o médico clínico da Atenção Básica e o paciente, além de agilizar o atendimento para a população, faz parte das ações direcionadas para Cidade Inteligente.

Com esse incremento, a cidade passa a contar com seis especialidades com esse tipo de atendimento. Já havia a oferta de cardiologia, neurologia, urologia, psiquiatria (inclusive infantil) e nefrologia, com a realização de uma média de 600 consultas por mês.

O paciente é atendido pelo médico clínico e pelo especialista, ao mesmo tempo

“Adotamos esse modelo em 2022, também em resposta aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Os 35 equipamentos da Atenção Básica foram estruturados com equipamentos e habilitados para o uso da tecnologia, que tem garantido resolutividade e reduzido, em algumas modalidades, em até 30 dias o tempo de espera para a consulta. A iniciativa foi bem aceita e será ampliada”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Avaliação
Usuário da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, o aposentado Antonio Marco Aranega passou por teleinterconsulta com o geriatra, na última semana. “Foi a primeira vez e gostei muito. Foi como se eu estivesse em frente ao especialista. Conversamos bastante e me senti muito acolhido, porque a médica clínica da UBS ficou junto e elas trocaram informações, solicitando novos exames para o retorno. Outra coisa boa é que não precisei me deslocar muito. A consulta foi perto de casa, no local que estou acostumado”, comentou.

Filho de um dos pacientes atendido no equipamento, Gilberto Soares também destacou o suporte recebido. “As médicas viram juntas os exames do meu pai, nos deram suporte. Foi bem explicativa a consulta. Saímos com novos pedidos para mais avaliações.”

Aranega aprovou o modelo de consulta e tirou dúvidas com as duas médicas

Para garantir o serviço à população, a Prefeitura investe cerca de R$ 200 mil por mês. Ao todo, serão 13 especialidades médicas disponibilizadas.

Mais serviços
Junto com a teleinterconsulta, o Município oferta o telediagnóstico com exames de eletrocardiograma (ECG) nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, o que permite a emissão de laudos por especialistas de maneira remota. Entre janeiro e maio, foram realizados aproximadamente 11.800 ECG, uma média de 2.360 por mês.

Em 2022, foram 5.630 teleinterconsultas e 25.963 eletrocardiogramas. O modelo adotado por Jundiaí foi premiado no Inovacidade, durante a abertura do Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/23/saude-oferta-geriatria-na-modalidade-teleinterconsulta/

Apoio