Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Dia Nacional do Diabetes alerta para prevenção e cuidados com a doença

Publicada em 26/06/2023 às 14:41

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, é uma data que busca conscientizar a população sobre os cuidados para prevenir ou tratar a doença. Segundo a endocrinologista da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Mariana Jorgino, o dia existe para fazer um lembrete. “A data é importante para incentivar hábitos mais saudáveis, a prática de exercícios físicos e visitas regulares ao médico. Estar em acompanhamento é essencial para o diagnóstico precoce da doença e tratamento”, explica.

O diabetes é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo de produzir insulina ou ineficiência da ação da insulina no corpo. Pacientes com essa condição apresentam níveis elevados de açúcar no sangue. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames laboratoriais.

A doença se divide em quatro tipos: o tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos. “O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, que ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. O tipo 1 representa apenas de 5 a 10% dos casos. Os sintomas mais comuns em pessoas diabéticas são o aumento no volume de urina, aumento da sede, aumento da fome e perda de peso sem motivo aparente”, afirma Mariana.

O diabetes tipo 1 é o mais difícil de evitar. “O tipo 1 é uma doença autoimune em que o próprio paciente produz anticorpos que atacam o funcionamento do pâncreas, por isso é mais difícil de prevenir. Já o tipo 2 pode ser evitado com hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividades físicas, a inserção de mais legumes, verduras e frutas na dieta e a redução no consumo de alimentos gordurosos e industrializados, já que o tipo 2 está muito ligado ao excesso de peso”, orienta a endocrinologista.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Canva)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/26/dia-nacional-do-diabetes-alerta-para-prevencao-e-cuidados-com-a-doenca/

Apoio