Programa possibilita oportunidades de emprego para inscritos no Cadastro Único
Na última sexta-feira (23), foi celebrado um acordo de cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Coca-Cola FEMSA Brasil, com o apoio da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí, para inclusão de pessoas inscritas no Cadastro Único em vagas de emprego em unidades do grupo. O evento, realizado na fábrica da empresa na cidade, contou com a presença do Ministro Wellington Dias, da gestora da UGADS, Maria Brant, e de funcionários da companhia.
Em Jundiaí, são 16.222 famílias cadastradas inseridas no CadÚnico. Dessas, 6.616 beneficiárias do Bolsa Família. “Enquanto política pública, oportunizar postos de trabalho e de geração de renda é muito importante. É uma porta de entrada para o mercado de trabalho, principalmente às pessoas em vulnerabilidade e que estão sendo atendidas pela Assistência Social”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant.
É o caso da jovem Rosana Feitosa Alves, que é de Jundiaí e recebeu a carteira de trabalho assinada como assistente de manufatura na fábrica. “Essa iniciativa vai ajudar muito a população que está numa situação de vulnerabilidade. Estou muito feliz com essa oportunidade de emprego”, afirmou.
A Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí, através do “Programa Acessuas”, realiza encontros periódicos com pessoas inseridas no CadÚnico e promove a preparação da população para o mercado de trabalho, como a orientação sobre como montar um currículo, dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e posterior preenchimento de formulário com indicação de perfil para o mercado. As pessoas que participam desses encontros, em caso de oportunidades de emprego, são indicadas para os processos seletivos das empresas.
“Estamos celebrando os primeiros empregos dentro dos compromissos com o setor privado. E Jundiaí tem a maior fábrica da Coca-Cola do mundo em volume de produção. O grupo é capaz de gerar muitas vagas e essa integração de setor público e setor privado é muito importante para que os municípios, estados e Governo Federal possam ajudar a tirar as pessoas da pobreza, por meio de uma renda sustentável”, completou o ministro Wellington Dias.
“O crescimento socioeconômico das comunidades onde atuamos é um pilar estratégico da Coca-Cola FEMSA Brasil. Por meio dessa parceria, contribuímos para a geração de empregos e renda nessas comunidades, ao mesmo tempo em que continuamos trabalhando para o desenvolvimento e prosperidade das pessoas”, afirma Camila Amaral, vice-presidente Jurídico e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fernando Elias Rosa, também esteve presente.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí