Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Desmatamento das florestas tropicais aumentou 15% no Brasil em 2022, aponta estudo

Publicada em 27/06/2023 às 14:06

Um relatório publicado na manhã desta terça-feira (27) deixou o mundo em alerta. A Organização Não-Governamental Global Forest Watch disse que a destruição das florestas tropicais em todo o mundo aumentou 10% em 2022, em comparação com o ano anterior. E no Brasil, os dados são ainda mais alarmantes. De acordo com os dados do Global Forest Watch, o país perdeu 15% das suas matas no último ano.

A área destruída em solo nacional foi de 4,1 milhões de hectares, o que equivale à perda de 11 campos de futebol por minuto. E toda essa destruição produziu 2,7 gigatoneladas de emissões de dióxido de carbono, algo semelhante com a emissão de toda a Índia. Foi a maior perda florestal não-relacionada a incêndios desde 2005.

Foto: Fábio Nascimento/Greenpeace Brasil

O relatório, feito com imagens de satélites, aponta que a maior parte da destruição ocorreu na Amazônia. Segundo o estudo, o Brasil tem cerca de 30% de toda a cobertura florestal do planeta. No entanto, a destruição ocorrida no país responde por mais de 40% do desmatamento registrado em todo o mundo.

O relatório também mostra que várias terras indígenas na Amazônia perderam florestas tropicais em 2022, principalmente motivadas por invasões territoriais e exploração da mineração. Apesar disso, a taxa de desmatamento nos territórios indígenas é muito menor que em terras não-indígenas.

Além do Brasil, a República Democrática do Congo, segundo país com mais florestas no mundo, Bolívia e Gana também tiveram perdas relevantes de área florestal. 

(Fonte: g1/Imagem: Fábio Nascimento/Greenpeace Brasil)


Leia mais Meio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/27/desmatamento-das-florestas-tropicais-aumentou-15-no-brasil-em-2022-aponta-estudo/

Apoio