Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Galpão abraça famílias atípicas com foco na economia criativa

Publicada em 28/06/2023 às 09:08

A Fundação Escola TVTEC Jundiaí recebe nesta quinta-feira (29) pais e responsáveis por crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) para um bate-papo sobre economia criativa. Durante o encontro, as famílias atípicas irão conhecer as diretrizes do Galpão Criativo e a importância de empreender com foco na geração de renda. O encontro com famílias atípicas, algumas que já fazem parte do projeto ‘Meu Caminho Criativo’, é uma ação da Prefeitura de Jundiaí por meio da FTVTEC, com a parceria da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

O encontro na sede da TVTEC será uma troca de experiências entre quem ensina e quem deseja aprender sobre o mundo criativo. Dentro do Programa de Qualificação de Talentos e Pré-Incubadora de Prosperidade Social de Ideias, Oficinas e Criatividade, a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC Jundiaí têm feito as articulações necessárias para ajudar na prosperidade social e inclusão produtiva e, com as famílias atípicas – aquelas que lidam com a criação de uma pessoa com algum tipo de deficiência -, o processo será com a mesma qualidade.

Para a superintendente da FTVTEC, Mônica Gropelo, trata-se de um novo capítulo e jornada com as famílias atípicas que receberão informações adequadas com foco no processo criativo. A proposta é ressignificar para ajudar esse público. “Trata-se de uma ação de inclusão produtiva, com um olhar para as mães e famílias dos filhos com transtorno de espectro autista eu ouvir e construir uma ponte de possibilidades de prosperidade social e geração de renda. Que eles estejam perto de seus filhos a nossa função de agente capacitador e qualificador do governo.”

Eliana Ferreira e seu filho Gabriel, de cinco anos, estarão juntos dia 29 durante ‘Meu Caminho Criativo’

Foco no empreendedorismo

O diretor de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, Júlio César Durante, lembra que uma das principais características dos inovadores, dos criativos e dos empreendedores é manter uma rede para troca de experiências, para a realização de negócios e para a defesa dos seus interesses e da busca de novos mercados. O espaço Jundiaí Empreendedora foi feito para atender e ajudar os empreendedores, na sua capacitação, formalização, no acesso a linhas de crédito e na divulgação da sua empresa e produtos. Em parceria com a FTVTEC, as trilhas de capacitação e apoio são ainda maiores, como o Galpão Criativo.

“A reunião dessas pessoas é muito importante para o aprendizado, para o fortalecimento dos objetivos e realização de novas conquistas. A informalidade não é boa para ninguém, mas a formalização, um CNPJ e uma inscrição também exige muito cuidado e planejamento para que o sonho de desenvolver uma atividade própria não vire um triste pesadelo. Quando muito bem estudada e planejada, a formalização só oferece vantagens, como participar de qualquer evento, conseguir novos clientes, comprar matéria-prima com valores melhores e até usufruir de vários benefícios fiscais e previdenciários.”

Eliana Ferreira, servidora da área de saúde e mãe do Gabriel, criança autista de cinco anos, comenta que o encontro é importante para fortalecer a rede de famílias atípicas para que exista a oportunidade de conhecer mais sobre o espaço criativo e suas vertentes. É uma oportunidade para buscar a prosperidade social e ajudar na busca efetiva de políticas públicas para as famílias. “O foco é na geração de renda, porque muitas mães deixam seus trabalhos formais para cuidar dos filhos e a economia criativa é uma maneira de ajudá-las, inclusive estimular a autoestima. A parceria com a FTVTEC e com outras unidades de gestão nos ajudará na busca de novos horizontes”, diz.

O bate-papo desta quinta-feira (29) conta com o apoio da Ong Mempresto, da Clínica Pediatherapies e da AutiCare Clínica Especializada.

(Fonte/Imagem: TVTEC Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/28/galpao-abraca-familias-atipicas-com-foco-na-economia-criativa1/

Apoio