Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

“Live: Espaço Cultura” apresenta três propostas formativas virtuais nesta quarta-feira (28)

Publicada em 28/06/2023 às 11:08

Três Propostas Formativas Virtuais chegam nesta quarta-feira (28), como destaque na “Live: Espaço Cultura”, uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h.

Na oportunidade, as propostas das artistas, Júlia Fernandes Heimann, Rebeca Siqueira Konopkinas e Iara Zanatta contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc serão apresentados para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, difundindo assim a produção cultural da cidade, nos seus diversos segmentos e modalidades.

Comandada pelo diretor do Departamento de Cultura, João Carlos de Luca a live desta semana ainda traz informações sobre o  Cadastro de Artistas e Projetos, ferramenta on-line que serve como banco de dados para contratações de artistas locais e para planejamento de atividades e políticas públicas voltadas à classe artística jundiaienses, bem como informações, orientações e instruções para os artistas da cidade sobre a página Espaço do Artista do site da Cultura, onde estão concentradas as orientações importantes para os artistas, com os links mais utilizados pelo segmento, como para o site do Jundiaí Empreendedora.

Julia Heimann trata sobre composição de poesias

As propostas

Julia Fernandes Heimann, apresenta um workshop sobre a composição de Poesias. Uma oficina de como desenvolver e compor poesias clássicas, com rimas pobres, ricas e preciosas. Para conservar a ideia de grandes poetas brasileiros que primaram por esse tipo de versificação. Fazer a leitura dos vários tipos de poesias para que seja percebida a diferença, tanto na rima, quanto na métrica. Informações sobre características de poesias clássicas com métrica, rima e número de versos para compor trovas, sonetos ou versos livres.

Na live será possível aprender a construir uma mesa de iluminação

Rebeca Siqueira Konopkinas, apresenta seu projeto em Iluminação: Refletores Alternativos para grupos de teatro – Na oficina ILUMINAÇÃO PARA TODES os grupos de teatro que estão iniciando sua trajetória, independente do seu conhecimento prévio sobre iluminação cênica, podem adquirir o mínimo de conhecimento e uma estrutura física para fazer uma apresentação. Para isso, ensinará algumas formas de construir refletores e uma mesa de luz dimerizável. Materiais como lata de tinta e cano PVC farão parte dos elementos usados para mostrar que é possível deixar a sua cena mais bem acabada com elementos acessíveis ao bolso.

Iara Zanatta, traz em seu projeto a construção de uma Luminária Softbox com itens simples – Nessa Proposta Formativa, a artista mostra como construir uma Luminária muito utilizada em vídeos com coisas simples que por muitas vezes temos em casa. No vídeo, explica como fazer uma luminária Softbox, que é uma luz indireta, “leve” muito utilizada em vídeo pois não estoura a luz da câmera, com uso de materiais como, uma caixa de papelão, papel manteiga, um plafon para colocação de uma lâmpada de led comum, fita crepe, arame de pão, plug de tomada e fio paralelo, além de poucas ferramentas como tesoura, estilete e alicate.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/06/28/live-espaco-cultura-apresenta-tres-propostas-formativas-virtuais-nesta-quarta-feira-28/

Apoio