Alunos do projeto ‘Formando Campeões’ participam de atividade com triatleta olímpico
Um grupo de alunos do Departamento e Educação e Participação, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) em projeto incentivado – Escolinha de Triathlon ‘Formando Campeões’ – se reuniu, na manhã desta quinta-feira (29), no Bolão, para uma atividade com o triatleta olímpico Juraci Moreira, de 43 anos, que participou de três olimpíadas (Sidney em 2000, Atenas em 2004 e Pequim em 2008). Com atividades de atletismo, ciclismo e natação, as crianças aprenderam um pouco mais sobre a técnica da modalidade com Juraci, criador do projeto em 2015, em Curitiba.
“Eu sempre pensei, ainda como atleta, em transformar o Triathlon, que é um esporte caro, em algo acessível. Por isso, idealizei algo com um aspecto social, já que ele é mantido pelo Projeto de Lei Federal de Incentivo ao Esporte”, explica o triatleta. “Começamos em 2015, em Curitiba, e hoje temos 24 núcleos, em todo o País, atendendo 1.300 crianças entre 8 e 16 anos.”
Em Jundiaí, o projeto conta com apoio da Prefeitura, através UGEL, que oferece toda a estrutura de espaços públicos, como Bolão e Parque da Uva, e das empresas Astra, Japi, CRS, Castelo e Stoler. “Dentro da missão que nos foi dada pela administração do prefeito Luiz Fernando Machado, parcerias como essas com a iniciativa privada são sempre muito bem-vindas e ficamos felizes que uma nova modalidade esteja ganhando força na cidade”, diz o gestor da UGEL, Luís Claudio Tarallo.
O coordenador do projeto em Jundiaí, Carlos Eduardo Ferreira, o Cacá, detalha que cabe ao projeto custear os profissionais envolvidos e todo o material de treino. “As bicicletas, por exemplo, têm um custo muito alto. E oferecemos tudo isso sem nenhum custo às crianças. Mantemos também os profissionais envolvidos, que são os educadores físicos e uma assistente social, já que existe um viés socioafetivo”, diz.
Motivação
As alunas Geovana Sena, de 8 anos, e Giulia Sena, de 12, estavam na manhã desta quinta (29) no Bolão com os pais Max e Érica, todos moradores na região da Vila Rami. Ambas começaram as atividades após a pandemia, porque ganharam peso durante o período sem atividades. Como as duas têm asma, tiveram que fazer um isolamento rigoroso para não pegar Covid. “Isso levou a um ganho de peso e nós ficamos preocupados. Não víamos a hora de começar as atividades físicas”, conta o pai. “A Geovana viu uma prova de Iron Man na televisão e falou que um dia queria fazer esse esporte. Coincidentemente, vi no site da Prefeitura sobre o projeto e resolvi procurar”, explica a mãe.
Algumas crianças já começam a demonstrar talento para a modalidade, como no caso de Olívia Damasio, de 12 anos, moradora no Medeiros. “Eu fazia natação e fiquei sabendo do triatlo. Procurei a professora Michele e hoje estou aqui. Triatlo é algo que mexe com três esportes que eu gosto muito: atletismo, ciclismo e natação”, diz.
O projeto é aberto para 50 crianças entre 8 e 16 anos, sendo 65% das vagas destinadas a alunos da rede pública e as outros 35% para escolares particulares. As inscrições seguem abertas pelo site https://escolinhadetriathlon.com/. Os alunos são divididos em grupos, com aulas duas vezes por semana no Bolão.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí