Surfista Yago Dora tira 10 em aéreo e leva tÃtulo inédito em Saquarema
O surfista Yago Dora conquistou neste sábado seu primeiro tÃtulo na elite do surfe mundial ao vencer o Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial da WSL. Depois de levar a melhor no duelo brasileiro com Jadson André nas quartas de final e superar o havaiano John John Florence na semifinal, o surfista de 27 anos brilhou contra o australiano Ethan Ewing na decisão e ergueu o troféu da etapa diante de uma multidão eufórica na Praia de Itaúna.
Com a conquista, Yago sobe para a quinta colocação no ranking e entra na briga por uma vaga no WSL Finals 2023, que reúne os cinco melhores surfistas do mundo. Além disso, também vai em busca de uma vaga nas OlimpÃadas de Paris, no ano que vem – os dois melhores do paÃs na temporada conseguem a vaga.
Yago, que estreou na elite do surfe em 2018, começou o dia batendo o compatriota Jadson André nas quartas de final com direito a uma das melhores ondas do sábado, um 8,50. Na semifinal, teve pela frente o bicampeão mundial John John Florence, que anotara a maior nota do dia (8,93) nas quartas. A briga por uma vaga na final prometia uma disputa equilibrada, mas o que se viu na água foi bem diferente. Numa bateria sem grandes notas, Yago foi mais consistente e conseguiu um 6,00 em sua melhor onda, avançando para sua primeira final na elite com 10,60, contra apenas 6,50 do rival.
Fonte: G1/Imagem: Thiago Diz/World Surf League