Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

“Live da Cultura” desta quarta (05) apresenta mais três novas propostas da Lei Aldir Blanc

Publicada em 04/07/2023 às 16:56

A “Live: Espaço Cultura” desta quarta-feira (05) traz, além das informações, orientações e instruções para os artistas da cidade, mais três propostas artísticas inéditas selecionadas de editais da lei de emergência cultural Aldir Blanc lançados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2021.

Com início às 16h, o encontro on-line é transmitido ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e conta com a mediação do diretor de Cultura, João Carlos De Luca. Desta vez, as linguagens artísticas dos trabalhos que serão exibidos serão Propostas Formativas Virtuais. Após a transmissão, o conteúdo segue disponível para os espectadores interessados.

Nessa semana estarão participando os seguintes artistas com seus respectivos projetos:

Gustavo Henrique Costa trata de dramaturgia no Teatro de Shakespeare

– Gustavo Henrique Costa apresenta “Dramaturgia no Teatro de Shakespeare”. O estudo e pesquisa de qualquer dramaturgo não pode deixar de lado o aprofundamento nos escritos de Willian Shakespeare. Estudar teatro e, de forma mais particular aqui, estudar dramaturgia, é entender que o bardo revolucionou a forma de se fazer teatro, de se assistir teatro, de se estudar teatro. Dentre tantas habilidades, Shakespeare inventou palavras, brincou com metáforas, abusou dos símbolos, sejam nos objetos, sejam em animais e, algo que talvez tenha sido seu grande ato, soube expressar em palavras as diversas culturas europeias e dos seus arredores, soube explorar o mais íntimo do ser humano, como seus pensamentos e desejos. Estudar Shakespeare é aprender a escrever e aprender a observar o mundo. Baseado em trechos de suas obras e em sua biografia, a palestra “Dramaturgia no Teatro de Shakespeare” propõe reflexões e abre espaço para começar a ter uma escrita dramatúrgica que converse com as grandes questões da época, que atinge ao público, que consegue expor o que deseja.

– Giovanna Baraldi traz “Corpo poético: possíveis encontros entre o corpo e a textualidade”. O projeto cultural “Corpo poético: possíveis encontros entre o corpo e a textualidade” compreende a gravação de uma videoaula, de 40 (quarenta) minutos, que objetiva compartilhar estratégias criativas em dança, partindo da investigação das possibilidades criativas e poéticas entre corpo e texto. Esta proposta objetiva instrumentalizar estudantes da dança com diferentes possibilidades de estratégias criativas e ferramentas de pesquisa de movimento a partir da exploração das textualidades no corpo, que podem ser absorvidas e ressignificadas de acordo com suas interpretações e interesses.

Giovanna Baraldi traz “Corpo poético: possíveis encontros entre o corpo e a textualidade”

– Letícia Maria Nogueira apresenta “História da fotografia e seus princípios: um breve registro sobre o registro breve”. O registro fotográfico tão comum às nossas rotinas não era nada comum há algum tempo. Quanto tempo? E como se fotografava? Nesta conversa, a artista traz uma breve história sobre a fotografia e seus princípios básicos que podem nos ajudar a fotografar melhor nos dias de hoje.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/04/live-da-cultura-desta-quarta-05-apresenta-mais-tres-novas-propostas-da-lei-aldir-blanc/

Apoio