Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Chocolate eleva os níveis de serotonina, o ‘hormônio da felicidade’

Publicada em 07/07/2023 às 10:20

Nesta sexta-feira (7), é celebrado o Dia do Chocolate. Uma iguaria emblemática, com apreciadores em todo mundo. De acordo com a nutricionista Thiane Brito, o chocolate previne até doenças, se for consumido sem exageros. “Dependendo do tipo e sem exagerar na quantidade, o chocolate pode prevenir doenças, auxiliar no controle do colesterol e deixa as pessoas mais felizes”, explica.

As substâncias responsáveis por esse efeito são os flavonoides, que estão presentes no cacau, a base principal do chocolate. Os flavonoides são responsáveis pelo efeito antidepressivo e antioxidante, prevenindo doenças do coração, auxiliando o aumento do HDL, que é o bom colesterol.

“O chocolate também eleva os nossos níveis de serotonina e dopamina. Essas substâncias juntas são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade instantânea”, complementa a nutricionista.

Segundo Thiane Brito, o chocolate amargo é o mais indicado para consumo, por conta já que possui 62 a 85% de cacau em sua composição e é o mais saudável. Em segundo lugar, fica o chocolate meio amargo, com 52 a 62% de chocolate em sua composição.

O chocolate ao leite, com apenas 36 a 46% de chocolate em sua composição, acaba não entrando na lista dos mais indicados por pela grande quantidade de gordura e açúcar, assim como o chocolate branco, que é produzido a partir da manteiga de cacau e é o mais gorduroso entre os citados.

A nutricionista destaca que não existe um consenso em relação à quantidade de chocolate a ser ingerida. “Comer entre 30 e 40 gramas diariamente considera-se saudável. Isso equivale a uma barra pequena de chocolate ou a quatro quadradinhos de chocolate”, conclui.

(Fonte: g1/Imagem: Canva)


Leia mais GastronomiaNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/07/chocolate-eleva-os-niveis-de-serotonina-o-hormonio-da-felicidade/

Apoio