Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ministério da Saúde anuncia atualização da vacina contra pólio a partir de 2024

Publicada em 07/07/2023 às 15:30

O Ministério da Saúde vai substituir gradualmente a vacina oral contra poliomielite pela versão inativada do imunizante a partir de 2024. A recomendação foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização que considerou as novas evidências científicas para proteção contra a doença.

Essa atualização não representa o fim imediato do imunizante na versão popularmente conhecida como gotinha, e sim um avanço tecnológico para maior eficácia do esquema vacinal a ser feito após um período de transição, informou o ministério.

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A indicação da câmara técnica foi para que o Brasil passe a adotar exclusivamente a vacina inativada poliomielite no reforço aos 15 meses de idade, o que atualmente é feito com a forma oral do imunizante. A forma injetável é aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, após um período de transição que começa no primeiro semestre de 2024, as crianças brasileiras que completarem as três primeiras doses da vacina irão tomar apenas um reforço com a injetável aos 15 meses. 

A dose de reforço aplicada atualmente aos quatro anos não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses garantirá a proteção contra a pólio. A atualização considerou os critérios epidemiológicos, as evidências relacionadas à vacina e as recomendações internacionais sobre o tema. 

(Fonte: Agência Brasil/Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)


Leia mais NotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/07/ministerio-da-saude-anuncia-atualizacao-da-vacina-contra-polio-a-partir-de-2024/

Apoio