13ª Conferência Municipal de Assistência Social conclui trabalhos com propostas para os próximos anos
A 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social foi finalizada na tarde desta quinta-feira (06), depois de dois dias de debates sobre o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Participaram da programação, no auditório da Universidade Paulista (UNIP), cerca de 300 pessoas, entre representantes do Poder Público, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários da Assistência e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.
Além das propostas para execução pelas esferas municipal, estadual e federal, foi realizada, na Conferência, a eleição dos delegados que representarão Jundiaí na etapa estadual, prevista para ser realizada nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2023. Após a etapa estadual da Conferência, será realizada ainda a etapa nacional.
“É muito importante que os usuários participem dos eventos, porque precisamos ser ouvidos. E é pela participação que contribuímos para uma melhor política”, lembrou dona Marina Gonçalves, usuária da Assistência Social em Jundiaí.
Foram deliberadas e definidas como prioridades 10 propostas para o Município, cinco para o Estado e cinco para a União. Entre as propostas que serão entregues ao Poder Executivo Municipal estão o aumento do percentual que a municipalidade repassa à política de Assistência Social; a criação de um piso salarial para as categorias dos trabalhadores dos serviços de execução indireta, além de qualificar e capacitar os funcionários das Organizações da Sociedade Civil; e a criação de mais uma nova unidade de CREAS e duas unidades de CRAS.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luiz Guilherme Fuschini Camargo, fez um balanço positivo. “O propósito da Conferência é fortalecer e avançar na política de Assistência Social em Jundiaí e torná-la cada vez mais inclusiva e mais participativa. Precisamos garantir maior proteção social a quem mais precisa. Nunca houve uma Conferência na cidade com essa quantidade de usuários e trabalhadores presentes”, reforçou.
A gestora de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí, Maria Brant, também exaltou a importância do trabalho realizado nos últimos dias. “Há dois anos, na última Conferência, estávamos em um momento muito difícil durante a pandemia. Agora, estamos em um momento de reconstrução do SUAS, reorganizando os serviços e reforçando as ofertas de serviços. As discussões foram muito produtivas e vão nos ajudar a fortalecer as políticas”.
“Nós precisamos sentir a dor das pessoas para que possamos implementar políticas públicas de qualidade. E o nosso compromisso é planejar, investir e entregar uma política pública mais longeva. Tudo o que foi definido aqui na Conferência é muito importante para executarmos no presente aquilo que transforma o futuro”, reforçou o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi.
(Informações / Fotos: Prefeitura de Jundiaí)