Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

UBS Esplanada: grupos atuam na promoção da saúde dos usuários em Jundiaí

Publicada em 10/07/2023 às 10:32

Tricô, crochê, vagonite, macramê, ponto cruz, patch aplique são algumas das técnicas utilizadas e compartilhadas todas as segundas-feiras por cerca de 30 usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, dentro do Grupo Mãos Arteiras. A atividade tem refletido na saúde mental e na qualidade de vida das participantes, assim como outras Práticas Integrativas e Complementares (PICS) ofertadas pelo equipamento de saúde.

Com um sorriso no rosto, a professora aposentada Eliana Zorzi, de 71 anos, contou que o grupo deu um novo sentido para seus dias. “Vim após um convite e faz seis anos que participo. É um grande motivo para eu sair de casa. Aprendo a cada encontro e conheço muitas pessoas. Eu precisava dessa convivência, principalmente depois que parei de trabalhar”, frisou.

“No meu caso, eu já estava com problemas de saúde e ficava muito só. Agora, eu venho, dou risada, falo besteiras, me divirto com as colegas”, fez questão de também falar a pensionista Rosa Maria Cabrero, de 71 anos.

No Mãos Arteiras, as participantes compartilham bons momentos. No último mês, teve até festa junina

Montado em 2017, para a oferta de atividades artesanais como forma de terapia, a iniciativa atua na promoção da saúde de maneira integral. A gerente da UBS, enfermeira Fabiana Montoro Novo, ressalta que o reflexo se dá a partir da diminuição do uso de medicamentos e de doenças como ansiedade e depressão, entre outras tantas.

“Enquanto aprendem e produzem, elas conversam, se socializam, o que melhora a saúde física e mental. Além disso, ocorre o estreitamento do vínculo como o serviço de saúde, tão importante na Atenção Básica”, enfatizou.

Mais Práticas
Enquanto as mulheres bordam, no grupo de dor, os usuários fazem acupuntura, auriculoterapia e ventosaterapia – tratamento natural para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Atualmente, cerca de 10 PICS são ofertadas na Esplanada pela equipe da UBS e pela equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

“São atendimentos multidisciplinares, que vão além do consultório, considerando a doença em si e trazendo bem-estar, saúde e ferramentas para que os pacientes aprendam o autocuidado. O sucesso pode ser comprovado a cada consulta, quando vemos pacientes mais alegres, dispostos e com sentimento de pertencer ao espaço”, acrescenta a médica da UBS Esplanada, Fernanda Fumagalli Bifani.

Na quarta sessão do grupo de dor, o aposentado Paulo Bentini, de 74 anos, confessa que gosta de receber os cuidados e também de bater um bom papo. “Eu não sabia que tinha essas possibilidades e é bem diferente. Eu tive um AVC e sou muito ansioso. Estou melhorando muito. Gosto bastante do que estão fazendo e de estar aqui, conversando com a equipe”.

No grupo de dor, várias técnicas são usadas

Rede
No Município, todos os equipamentos da Atenção Básica ofertam Práticas Integrativas Complementares. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Assessoria de Imprensa

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/10/ubs-esplanada-grupos-atuam-na-promocao-da-saude-dos-usuarios-em-jundiai/

Apoio