Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Julho Amarelo: Saúde reforça ações contra hepatites virais

Publicada em 14/07/2023 às 15:35

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove entre segunda (24) e sábado (29), orientações sobre as hepatites virais, além de exames para a detecção. A ação marca o Julho Amarelo, mês de prevenção e conscientização sobre a doença.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no mundo. A infecção atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. No Brasil, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais (2021), no período de 1999 a 2020, 254.389 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Entre 2000 e 2019, ocorreram 78.642 óbitos por causas básicas e associadas às hepatites virais dos tipos A, B, C e D.

Em Jundiaí, em 2022, foram registrados 47 novos casos de doença, sendo 15 com hepatite B, 31 com a C e um caso com ambos os vírus (B+C). Neste ano, no primeiro semestre, foram 17 notificações (10 com o vírus da hepatite B e 7 com o da C). Atualmente, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), que atende Jundiaí e Região, cerca de 250 pessoas com hepatite B estão em acompanhamento médico e destas,154 em tratamento com medicamento. Já para hepatite C, 96 pacientes fizeram uso da medicação em 2022 e 2023.

“As infecções causadas pelos vírus B ou C nem sempre apresentam sintomas e podem se tornar crônicas, comprometendo o fígado, sendo causa de fibrose avançada, cirrose e podendo levar ao desenvolvimento de câncer e da necessidade de transplante do órgão. O diagnóstico precoce contribui para o acesso ao tratamento, com possibilidade de cura, além da melhoria da qualidade de vida dos pacientes e da redução dos riscos de transmissão involuntária. É fundamental que, pelo menos uma vez na vida, as pessoas façam o teste”, ressalta a gerente do serviço, Grace do Prado Dan.

A doença é silenciosa. Pelo menos uma vez na vida, o teste deve ser feito

Atendimento
Ao longo da semana, o CTA realizará exames e testes rápidos, das 7h às 15h30.  Nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, as ações de orientação e testagem ocorrerão conforme programação de cada serviço.

Nos equipamentos de Atenção Básica também seguem disponíveis a vacina da hepatite B para toda a população independente da faixa etária e que não tenha sido imunizada na infância. O esquema básico da vacina contra hepatite B se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda e de180 dias da primeira para a terceira dose. Até o momento, não existe vacina para hepatite C.

O CTA de Jundiaí está localizado na rua Conde de Monsanto, 480, Centro. O telefone para contato e informações é (11) 4527-3770.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/14/julho-amarelo-saude-reforca-acoes-contra-hepatites-virais/

Apoio