Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com práticas corporais, Clínica da Família equaliza fila de espera por ortopedista

Publicada em 18/07/2023 às 09:39

A Clínica da Família Hortolândia equalizou a fila de espera por atendimento na especialidade ortopedia. A redução foi possível a partir de trabalho focado no acolhimento dos usuários e na oferta de atividades para reabilitação e promoção da saúde dos pacientes.

Para dar vazão à demanda – também consequência da pandemia de Covid-19 – foi adotado novo fluxo de atendimento no serviço. O paciente com determinadas queixas ortopédicas, após passar por avaliação com equipe multidisciplinar, é encaminhado para grupos como o de ginástica terapêutica multifuncional e de caminhada monitorada.

“Há casos que podem ser resolvidos pela equipe médica com a prescrição de medicamentos e a oferta das atividades que fazem o fortalecimento muscular, o que também seria indicado pelo especialista. Com a adoção desse novo fluxo, equalizamos a fila que antes era de seis meses, garantindo mais resolutividade ao atendimento. O encaminhamento para agendamento na atenção especializada passou a ser efetuado de imediato, havendo a necessidade”, informa a médica generalista Tatiane de Luca Barbosa.

Os grupos recebem suporte de equipe multiprofissional

De segunda a sexta-feira, cerca de 10 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são desenvolvidas no serviço pelos médicos, enfermeiros e técnicos, juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo e psiquiatra.

“Temos um leque de ações terapêuticas com olhar para cada paciente, mesmo sendo a prática em grupo. O fato de serem atividades coletivas motiva o paciente que se socializa, consegue perceber o quanto é possível melhorar ao ver os benefícios no outro, vencendo muitas vezes os seus medos. Verificamos um processo de reabilitação natural”, ressalta o fisioterapeuta Daniel Abade.

Para o gerente do serviço, Leonard Sardinha Cabral, outro benefício é que as atividades ocorrem em locais próximos da casa das pessoas. “Essas ofertas de cuidado que ultrapassam a ação curativa, melhorando a qualidade de vida dos nossos usuários, ocorrem no território, ou seja, nos Centro Esportivo, na Unidade de Apoio, nos parques, entre outros espaços”.

Vários espaços públicos são utilizados para as atividades

Bem-estar
Há um mês no grupo de caminhada monitorada no Centro Esportivo Aramis Polli, a pensionista Eurides da Costa Silva, de 84 anos, já sente os reflexos da prática. “Eu estava no aguardo do ortopedista e me convidaram para iniciar, porque não conseguia andar. Comecei a vir e estou melhorando. Para chegar, eu vinha parando e sentando nos pontos de ônibus. Agora, venho direto, caminhando”, relatou.

A aposentada Luzia Bento, de 74 anos, também notou melhoria. “Minha queixa era de dor no ombro e no joelho. Consegui fortalecer a musculatura e não necessito nem de remédio.”

Rede
Em Jundiaí, todos os equipamentos da atenção básica ofertam Práticas Integrativas Complementares. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

“A nossa rede tem como diferencial essa oferta de atendimento fora do consultório médico, que traz reflexos para a saúde da população e para o sistema como um todo, como é o caso desse trabalho focado da Clínica da Família Hortolândia na promoção da saúde e que está reduzindo a fila de espera da ortopedia”, frisa o gestor de Promoção da Saúde Tiago Texera.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíNotíciasSaúdeSAÚDE
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/18/com-praticas-corporais-clinica-da-familia-equaliza-fila-de-espera-por-ortopedista/

Apoio